«

»

set 18 2009

Tutorial sobre o exame CCNA, apresentado pela própria Cisco

A Cisco publicou ontem a gravação de uma vídeo-aula com um tutorial sobre o exame Cisco CCNA, apresentado por Kevin Johnston, líder do grupo de treinamento de instrutores de World Wide Education do Cisco Network Academy. Além de sanar dúvidas básicas sobre o exame, como formato e número de questões, duração, idioma e custo, o vídeo desmistifica muitos pontos tidos como “obscuros” do sistema de avaliação do exame CCNA, como por exemplo, o modo de pontuação das questões com simuladores. Segundo ele, estas questões são avaliadas pelo conteúdo da running-config, e não pelo conteúdo da startup-config. Ou seja… se você esquecer de salvar, ainda sim, está no jogo! E mais… estas questões consideram, sim, respostas parciais, ao contrário do que muitos acreditavam (inclusive eu 😉 )! Ou seja, se você é um candidato ao exame Cisco CCNA, vale muito a pena assistir à este vídeo!

A seguir, listo os “mitos detonados” que achei mais interessantes, extraídos desta VA:

Questões com simuladores:

Mito: “Perde-se pontos se usar o recurso de ajuda (?)”
Fato: Não, não perde pontos!

Mito: “Se não salvar a config perde a questão”
Fato: A nota é com base no running-config!

Mito: “Perde-se pontos se usar muitos comandos”
Fato: Desde que funcione, não perde pontos!

Mito: “Se não acertar tudo, perde-se a questão inteira”
Fato: A questão é pontuada parcialmente, logo, faça o máximo que puder!

Mito: “Se você não acertar a questão de simulação, será reprovado no exame”
Fato: Você pode zerar na questão de simulação e ainda assim passar no exame

Outros Mitos e Fatos interessantes:

Mito: “O teste é adaptativo. Se você errar muitas questões de RIP, por exemplo, este assunto irá aparecer com mais frequência nas próximas questões”
Fato: Os exames não são adaptativos!

Espero que gostem da VA!

Um abraço,

Marco.

ccna_tuto.jpg



Comente usando o Facebook!
0
0

57 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Diogo Mendes

    Poxa, q legal!

    Será que serve para outras provas da Cisco?? Sempre tive a curiosidade…

    Abraços!

    0

    0
  2. Marco Filippetti

    Diogo, eu apostaria todas as minhas fichas que sim!

    0

    0
  3. drfokker

    Marco, o video ta com problemas?? Nao to conseguidno abrir 🙁

    0

    0
  4. Deco

    Não sabia de tudo isso, tem coisas ai que eu pensei que fossem ao contrário;

    Muito bom saber disso!

    abs!

    0

    0
  5. Hudson Pereira

    Otimo ficar sabendo disso..

    Abs

    Hudson Pereira

    0

    0
  6. Marco Filippetti

    drfokker, está funcionando normal. Se vc esta usando FireFox, o problema é que ele primeiro descarrega o video todo (cerca de 44M) para apenas então executá-lo. Pode ser isso. Tente com o IE.

    Abs

    0

    0
  7. wagner

    Sensacional…

    Eu sabia todos os mitos e me resguardei inteiramente pra que eles nao fossem quebrados… mas vejo que me cuidei a toa, hehehehe

    O mito de ter que salvar, era meu maior medo de esquecer…eu salvava umas 5 vezes cada lab…funcionou pelo menos 😀

    Muito bom!!!

    0

    0
  8. Marco Filippetti

    Com certeza Wagner. Não é porque é um mito que não se deve salvar as configs. Sempre salvem as configs!!!

    0

    0
  9. Benjamim Gois

    Realmente, muito bem ter desvendado estes mitos. A questão de salvar eu ja estava desconfiando, pois o comando “copy run start” simplesmente não existia em nenhum lab do meu BCMSN.

    0

    0
  10. Thiago Quinteiro

    Muito boa esta apresentação. Tem algum link aonde podemos efetuar o download?

    Obrigado

    0

    0
  11. Diogo Mendes

    Eh verdade.. no BCMSN soh o ultimo lab q fiz, de STP que possuia o comando copy run sta… Mas confesso que mesmo não tendo a opção nos outros labs eu executei o comando umas tres vezes =P

    0

    0
  12. Aldrin

    Realmente muitos mitos, que são passados até nas acadêmias… Meu professor pegava no pé “Não esqueçam do copy run star”, “Não tem acerto parcial”, “Errou alguma coisa específica? Se prepare porque vão cair mais sobre o assunto”, etc… Terror total, igual falar pra criança que o homem do saco existe, CRUELDADE! 🙁

    0

    0
  13. Aldrin

    Nossa, ganhei uma estrelinha! Como isso aconteceu? Eu fui um bom menino? 😀

    0

    0
  14. ferrugem

    Aldrin, o número de estrelas é de acordo com a sua participação aqui no Blog! Quanto mais participa, mais estrelas! 😉

    Quanto ao tutorial, achei muitíssimo interessante.. Valeu por compartilhar conosco o material Marco… Bastante esclarecedor… Estou me preparando para me certificar em novembro, mês do meu aniversário.. Espero poder me dar este presente.. Já virou um objetivo pessoal conquistar o CCNA! 😀 rs

    Marco, no vídeo diz que o tutorial seria realizado em 3 partes, uma segunda, outra quarta e outra na sexta… Este vídeo é referente a primeira parte somente? Ou teria mais outros dois vídeos?

    Abraços e obrigado!
    Felipe Ferrugem

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  15. William

    Muito bom, isto vai ajudar pra caramba….e concerteza, estarei MAIS preparado para futuras prova da CISCO.
    Parabéns pela matéria….

    0

    0
  16. ferrugem

    Pessoal, não sei se é só comigo, mas o vídeo só carrega até 1 hora 8 minutos e 45 segundos, sendo que, aparentemente, o vídeo vai até 1 hora 17 minutos e 43 segundos… Vocês conseguiram assisitir o vídeo todo?

    Abs!

    0

    0
  17. ferrugem

    Acho que o problema está no arquivo mesmo Marco… Você disse mais acima, que o arquivo tinha em torno de 44 Mb, porém o arquivo que esta sendo carregado (ccna.wmv) possui somente 41,4 Mb … Por isso que o final do vídeo não está sendo mostrado..

    Alguém conseguiu assistir o vídeo até o final?

    Abs!

    0

    0
  18. renan_menex

    No Firefox não estava abrindo, assisti com o IE.
    Vai rolar os próximos episódios aqui?

    Valeu
    Abrazzz

    0

    0
  19. Marco Filippetti

    Ferrugem / pessoal, o vídeo tem 1 hora e 8 mesmo, apesar de marcar mais. É que cortei o final dele, já que falava de outras coisas. Apesar de serem 3 partes, vou publicar apenas esta 1a. As outras 2 são focadas nos instrutores do NetAcad, e não tem muito a ver. Publiquei esta porque, apesar de ser para instrutores, focava apenas em dicas para o exame CCNA.

    Que bom que gostaram!

    Marco.

    0

    0
  20. William

    MUito bom mesmo Marco…Parabéns

    0

    0
  21. ferrugem

    Blz então Marco! Mesmo assim, valeu pelo vídeo! 😉

    Abs,
    Felipe Ferrugem!

    0

    0
  22. Rafael Firmo

    Muito bom este vídeo, estou me preparando para fazer a prova! sabendo como ela é, você fica mais seguro.

    0

    0
  23. Lopes

    Show de bola! Esclareceu muitas das minhas dúvidas.
    De quebra ainda rolou um marketing do livro do Marco, hehehe!

    Valeu!

    0

    0
  24. Lchiocchetti

    Legal esse MithBusters da CISCO 🙂

    0

    0
  25. David Alvarenga

    legal o video mesmo…. muito interessante…. agora o tempo q acho meio apertado, nao? com esses tais de simuladores sei nao hehehe…

    outra coisa, alguem poderia me dizer mais ou menos a porcentagem q tem q acertar da prova ( no video diz q flutua em +-10 mas n flw qto)

    vlws Marco por compartilhar esse video….

    abs

    0

    0
  26. leandroviel

    E ai pessoal =)

    Muito interessante o vídeo mesmo, inclusive eu gostaria de frisar alguns pontos que achei interessante. Mas dentre eles o que mais me identifiquei, foi o de já marcar a prova, ter um “norte” como ele mesmo cita, digo isso porque quando terminei a faculdade os temas que caem na prova estavam muitos mais recentes e treinados do que agora, porém com aquele pensamento de que ‘ainda não estava preparado’, ou de ‘ainda falta um pouco mais’ eu acabei deixando para depois, e hoje me vejo obrigado a fazer uma revisão geral, inclusive estou participando do curso online oferecido pelo Filippetti. Mas vamos aos tópicos:

    – Agendamento de provas. Bem, eu pesquisei algumas coisas inclusive aqui no blog e ao menos para mim não é ainda 100% claro de como está hoje esse processo.

    – Aquele ’31 days before your ccna exam’ é muito interessante, é algo que nós mesmos poderíamos organizar se pararmos para pensar, massss se a forma que está distribuída ficou legal porque não tentar seguir? Vou procurar encontrar esse material, novidades eu aviso..

    – Marcar a 1ª opção mais clara que vier a cabeça nas questões de múltipla escolha. Já me aconteceu de várias e várias vezes em provas eu marcar a opção correta e depois de ficar pensando um pouco desistir dela e acabar escolhendo uma errada pois talvez acabei indo para um raciocínio fora do que é pedido. Por isso concordo sim, leu;marcou;pequena checagem e bora para próxima.

    -Múltipla escolha com mais de uma resposta, informação da quantidade de opções corretas. Fiz alguns simulados e essa de “(escolha 2)” eu achava que era alguma camaradagem do instrutor, mas pelo visto até se vc tentar ir para a próxima questão e faltar ou sobrar algo ele informa. Muito legal isso.

    -Simulador. Da mesma forma que comentou o Aldrin, meus professores também tinham seus mitos e impunham a sua crueldade rss no meu caso com relação a comandos completos, a cada comando novo que aparecia o treino deveria ser escrevendo ele por inteiro para não esquecer em caso de partir para a prova ccna. Vimos então que além de abreviado e possível o uso do tab, e ajuda.

    -Associar a cada configuração nova no aprendizado, um comando show que poderia mostrá-lo. Realmente achei a melhor forma, se vc pegar uma lista de todos eles pra memorizar será muito mais complicado.

    -Testlets. Ver questões seguintes pode ajudar na primeira. Isso eu já vi muito também em simulados, não digo que a resposta é entregue na mão, mas às vezes a próxima questão para ser formulada precisa de algum detalhe que já deveria ter sido esclarecida na primeira e isso te ajuda.

    -Prova em inglês. Assim como no próprio livro do Filippetti, mais uma pessoa comenta de que a tradução para nossa língua tupiniquim não é das melhores e que um ganho de 30min é um bom tempo a mais para nós marinheiros de primeira viagem. E eu fiquei atraído por esses minutinhos preciooosos kkk, queria saber o que acham quanto a isso inclusive =)

    Bem por fim, a dica da cerveja também é interessante ahahaha. Não garanto antes, mas depois pode ter certeza que sim! Hehe

    Abrçs a todos

    Leandro

    0

    0
  27. ferrugem

    Muito bem lembrado @Lopes… Além de esclarecer várias questões referente ao exame, ainda rolou um mkt do livro do Marco!!! 😉

    @leandroviel, o livro “31 days before your ccna exam” pode ser encontrado no Hd do Blog I! .. Tem uma discussão no fórum sobre ele.. Dê uma pesquisada lá pelo nome do livro! 😉

    Abs,
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  28. André Santana

    com toda certeza infirmação valiosa pois irei fazer minha prova mês que vem isso já alivia muito do stress e preocupação sobre o esquema do exame.
    Abraços a todos

    0

    0
  29. leandroviel

    @ferrugem encontrei o livro la no HD do blog, já baixei, thanks pela dica!

    0

    0
  30. ferrugem

    Blz @leandroviel.. Bons estudos! 😉

    0

    0
  31. Fabricio_Olimpio

    Pessoal, é muito interessante este video, temos várias duvidas sobre o exame.
    Gostaria de aguadecer o Marcos pelo ótimo material do livro, pelo menos para mim ajudou
    bastante, e os lab’s do blog. Fiz o exame na sexta-feira dia 18/09, e passei com 96%.
    Galera só uma dica, não fiquem achando que a prova é um bicho de 7 cabeças, como eu mesmo
    pensava, é só estudar e podem fazer sem medo, as questões não são dificeis e o lab é muito fácil, pelo menos
    o lab que caiu na minha prova e de alguns amigos que também ja fizeram o exame.
    ” ha uma ultima coisinha, sempre entrava no blog para ver os exercicios, e sempre vi os comentários do Ferrugem,
    sempre corretos, achei que o Ferrugem era pelo menos CCNP, hehehehe! Faz ele exame logo cara vc sabe muito!!!

    0

    0
  32. Rodrigo Ribaz

    Sempre pensei que as questoes eram do tipo O teste é adaptativo.

    0

    0
  33. ferrugem

    Poxa Fabrício.. Quem me dera.. Ainda chego lá! 😉

    Estou me organizando por aqui ( $$$ tá dificil pra caramba, mesmo já estando empregado.. ) e, se tudo der certo, em novembro tiro o CCNA! E o prosseguimento, vai depender de como vou conseguir aproveitá-lo aqui na empresa.. Parece que vou ter que investir em uma outra área… Mas vamos esperar pra ver..

    Parabéns por sua aprovação no exame.. Bela pontuação .. Continue estudando e fique de olho nas oportunidades que estão “pipocando” pelo fórum! 😉

    Abraços e sucesso,
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  34. douglasfc

    Vai ajudar muito quem está prestes a fazer o exame….vai deixar a galera mais tranquila, e isso pode valer muitos pontos…..;)

    0

    0
  35. leandroviel

    Eh @ferrugem apesar de todos os outros motivos que as vezes nos impedem de fazer a prova, seja por falta de confiança ou sentimento de que ainda falta alguma coisa pra estudar como cita o vídeo, tem esse detalhe bem importante: ninguém quer correr o risco de pagar U$ 250 mais de uma vez rss

    0

    0
  36. ferrugem

    Na primeira vez eu não paguei U$ 250.. Mas o sentimento de não conseguir é terrível.. Mas não vou desistir.. Pouco mais de um ano que eu fiz a prova.. Estou me preparando para novembro.. Até lá, muito estudo! 😉 Só de livro do Marco, eu tenho 3 ! rsrs Tenho até que doar alguns pro FUNCERTi…

    Abs,
    Felipe Ferrugem!

    0

    0
  37. gustavofranco

    Vença os mitos com estudo ;D

    0

    0
  38. Fabricio_Olimpio

    Olá Leandroviel,

    Como vc disse tem sempre o receio de não estar preparado, ou faltando alguma coisa para estudar,
    comigo também foi assim, fiz dois treinamento de CCNA, um no SENAC de Franca/SP onde moro, e outro
    na Zirion em Uberlandia/MG que a empresa que trabalho bancou os custos, e mesmo assim sempre achei
    que não estava pronto para fazer o exame, e depois que fiz o exame, pensei, poxa vida não é tudo aquilo
    que falam de dificuldade, o $$$ é um impecilio lógico, mas quando tiver condições, faça o exame sem medo,
    ah lógico tem que estudar. Uma dica, estudem bastante testking e pass4source, pelo menos 70% das questões
    do exame tem nestes simulados, se alguém quiser tenho alguns!!!!

    Abraços.

    0

    0
  39. leandroviel

    Olá Fabricio!

    Então, concordo com certeza, acho mesmo que não é nenhum bicho de 7 cabeças, ainda mais para nós que estamos envolvidos na área e que estamos estudando. Mas fiquem tranquilos, coragem eu já tomei, soh vou esperar até novembro que é quando terei a grana =P.

    Quanto ao Pass4sure eu também ouvi de um colega que passou na prova que boa parte das questões estão também no exame real e que após estudar algum material a única fonte depois de “auto-teste” por assim dizer, foi este software. Disse que quando estava acertando uma média de uns 90% já partiu para a prova e se deu bem.

    Eu peguei a versão que ele utilizava, mas não sei se é a mais atualizada (acho que 3.22) e pelo que vi no site oficial do software há sempre novas atualizações, por isso, se possuir uma versão mais recente (se existir) será legal compartilhar com o pessoal sim =)

    Abrçs!

    0

    0
  40. Marco Filippetti

    Pessoal, apenas lembrando que este blog não suporta abertamente braindumps como TKs e P4Ss, ok? Por favor, não postem links sobre isso, ou e-mails solicitando este tipo de material.

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  41. Jose Antonio

    Vale muito a pena tirar a certificações da CISCO, mercado te olha com outros olhos 😀

    0

    0
  42. blamineiro

    Já sairam as gravações dos dias 16 e 18.

    0

    0
  43. ferrugem

    blamineiro, dê uma olhada no comentário 19, feito pelo Marco! 😉

    Abs,
    Felipe Ferrugem!

    0

    0
  44. Guilherme Almeida

    Legal,

    Algumas coisas como ter que salvar configuração, ter que acertar tudo nas questões etc… Sempre me falaram o contrário.

    Outro mito que me falaram, é que dependendo do que você responde no questionário antes da prova, sua experiência etc… A prova é escolhida em cima dessas respostas, ou seja se você responde que tem pouca experiência você terá uma prova mais fácil….

    Mas eu não acredito nisso…

    Abraços,

    Guilherme.

    0

    0
  45. Fabricio_Olimpio

    Olá pessoal,

    A questão de salvar ou não salvar a configuração no exame, é bom sempre salvarmos,
    porque fiz o exame a duas semanas, e antes de inicar a prova, tem algumas instruções sobre
    a prova, e tenho quase certeza que nestas instruções pede para salvar com o comando
    “copy running-config startup-config”, em caso de duvidas sempre salvem as configurações.

    At+

    0

    0
  46. brunonasci

    Achei muito interessante este post, mesmo já tendo passado no ccna, acredito que esses mitos se aplicam em outras provas também.
    Me interessei bastante pelo VA, vi que algumas pessoas disseram que não conseguiram visualizar…. fui uma delas. Não consegui visualizá-lo nem no firefox, nem no internet explorer.

    0

    0
  47. Cledir Justo

    sempre achei que se não salvasse o lab perdia a nota do lab, hehehehe ja que é baseado no running config nem vou salvar mais hahahahahaa

    0

    0
  48. rmoitinho

    Otimas dicas!!

    0

    0
  49. cristian

    Olá,

    Marco, esses tutoriais são disponibilizados somente para instrutores?

    0

    0
  50. cristian

    Marco, muito legal a iniciativa de disponibilizar esse tutorial porém, acho que o VA completo tem mais materias interresantes que ficaram fora desse VA. Onde posso baixar as questões e efetuar a simulações no packet?Voce poderia disponibilizar as demais partes desse VA´S?Qual o e-mail do palestrante?

    0

    0
  51. Tiago Lima

    Show de bola essa VA! Esclareceu muita coisa para mim, que vou começar a estudar.

    0

    0
  52. Puro Osso

    Muito Bom !!
    Vai ajudar bastante !!

    0

    0
  53. tomtom5153

    Com certeza esses mitos agora fazem a diferença na hora da Prova. O que eu queria saber é se está valendo a regra de não abreviar os comandos, se tem que escrever o comando por completo…

    0

    0
  54. Dean

    Quanto a esse mito aqu:

    Mito: “Se não acertar tudo, perde-se a questão inteira”
    Fato: A questão é pontuada parcialmente, logo, faça o máximo que puder!

    Ele se refere apenas à questões com laboratórios, né? Se sim, ok, acredito mesmo que conte acertos parciais em laboratórios.

    Mas cuidado então em relação às questões de múltipla escolha em que se deve marcar mais de uma resposta correta,pois se não acertar tudo a nota não é contada parcialmente. No Netacad, em uma espécie de simulado para a prova 801, os pontos não eram contablizados dessa forma: se era pra marcar 3 certas e errasse uma, a questão toda era dada como errada…

    0

    0
  55. Marco Filippetti

    Meu entendimento é que questões múltipla escolha não tem acerto parcial. Basta usar a lógica: Se tivesse e todos marcassem sempre todas em questões deste tipo, acertariam sempre.

    Marco.

    0

    0
  56. ferrugem

    Marco, na verdade, as questões de múltipla escolha não permitem que se marque nem mais e nem menos do que está sendo pedido na questão, então não seria possível marcar todas, nem deixar de marcar a quantidade de respostas solicitadas.. Em relação a pontuação destas questões, acredito que exista sim pontuação parcial..

    Abs,
    Felipe Ferrugem.

    0

    0
  57. Marco Filippetti

    Ferrugem, tem razão. Mas se não estiver claro isso no vídeo, é apenas especulação. Abraço!

    0

    0

Deixe uma resposta