«

»

nov 01 2010

[CCNA] Desafio 01 – Semana 01 – Novembro 2010

Depois de um tempo sem desafios, achei que este poderia ser interessante… vejam o que acham:

Observe a saída abaixo:

R4# show ip ospf neighbor

Neighbor ID     Pri    State      Dead Time    Address          Interface
208.149.23.194  1      FULL/DR    00:00:33     190.172.32.10    Ethernet1
208.149.23.66   1      FULL/BDR   00:00:32     190.171.23.13    Ethernet0
208.149.23.130  1      FULL/DR    00:00:39     190.171.23.10    Ethernet0

Sendo você um experiente engenheiro de redes, ao examinar a saída do comando acima você nota que existem dois OSPF designated routers (DR) listados.
Qual das alternativas abaixo melhor explicaria este fato?

A) Dois Routers possuem a mesma prioridade OSPF e, portanto, houve um empate na eleição do DR

B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso

C) O processo de eleição do DR ainda não terminou e existem dois routers no páreo

D) O Router com o RID 208.149.23.130 é o DR secundário, que assumirá em caso de queda do DR primário

E) O processo de eleição do DR sempre elege dois routers (no caso de mais de um existir)



Comente usando o Facebook!
0
0

50 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Edson

    Ah Marco! 😉
    Essa caiu no NetRiders e eu estava esperto, rsrsrs

    B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso

    A interface E0 está em uma área rede OSPF e a E1 em outra

    0

    0
  2. minicz

    Resposta B.

    0

    0
  3. paulocaldas

    O R4 encontra-se em mais de uma rede multiacesso (um DR em cada rede).

    0

    0
  4. DenisBarlati

    Alternativa B.

    0

    0
  5. Fabio Santos

    Eu vou de letra B.

    0

    0
  6. Padawan22

    Bom e a primeira vez que participo, vou na resposta:

    B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso

    Se R4 estivesse em uma mesma rede E1 seria eleito pois o desempate seria o RID.

    Se estiver errado por favor me falem pois comecei a estudar agora.

    0

    0
  7. Bruno Sobreira

    como o Edson disse E0 e E1 esta em areas diferentes

    0

    0
  8. ferrugem

    Não sou um experiente Engenheiro de redes, nem mesmo Engenheiro, mas vamos lá! 😉

    Primeiramente, muito legal ter voltado com os desafios Marco. É uma excelente maneira de se aprender!

    Em relação à questão, seguem meus comentários:

    – Alternativa A – Errada –> Um empate na eleição do DR não causaria a eleição de 2 (dois) DR. O desempate seria obtido comparando o RID (Router ID) de cada um dos routers, vencendo a disputa o router com o MAIOR RID.

    – Alternativa B – Correta –> O router R4 está conectado à 2 (duas) redes Multiacesso (como, por exemplo, redes Ethernet), atuando como DR para ambas as redes.

    – Alternativa C – Errada –> O processo de eleição já está concluído e definido quem é quem. Não tem nada de páreo! rs 😉

    – Alternativa D – Errada –> Quem assume em caso de queda do DR é o BDR e não um DR secundário.

    – Alternativa E – Errada –> Para cada rede, é eleito somente um DR.

    Pessoal, como complemento a minha resposta e para aprofundamento dos estudos, recomendo a leitura do excelente Tutorial sobre OSPF, escrito pelo Marco, aqui no Blog. Vale a pena a leitura! 😉

    Forte abraço a todos e vamos participar galera!
    Felipe Ferrugem

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  9. Diogo Mendes

    Bem, o pessoal já respondeu hehe

    Abraços!

    PS: Gostei da volta dos desafios! 🙂

    0

    0
  10. Flavio henrique

    Boa pergunta marco, que bom a volta dos desafios e a resposta eu nem preciso comentar o ferrugem falou tudo
    concordo em tudo…fico com a letra “B”.

    0

    0
  11. boliveira

    Letra B!

    Não tem nem muito comentário a se fazer .. a explicação do Ferrugem foi excelente.
    -> Apenas para completar digo que nunca existirá dois routers DR em uma mesma rede NBMA.
    -> Outro detalhe é que mesmo que um router seja adicionado com o RID maior ele não ser tornará DR se a eleição já estiver ocorrido.

    Boa questão Marco!!!
    \o/

    0

    0
  12. Marcia Guimaraes

    Vou na B !

    0

    0
  13. Renato Silva

    Essa foi fácil d+
    Letra B

    0

    0
  14. Josue

    RESPOSTA B !!!

    0

    0
  15. João Victor

    Vou de letra B, campeões!

    0

    0
  16. leonardo_jupesc

    Letra B……

    0

    0
  17. leonardo_jupesc

    Letra B

    0

    0
  18. Macena1640

    Resposta B.

    0

    0
  19. Italo

    Letra B…..sem duvidas!!!!!!

    0

    0
  20. willian_mattos

    Letra ‘B’ com certeza!!!

    0

    0
  21. Israel Carlos

    Letra B Marcão !!!!!!

    0

    0
  22. junieves

    E ai Marco, tranquilo? Sou um admirador do site e agora novato nos comentarios!Estou estudando firme e forte para certificação CCNA, mas mirando o CCIE.
    Primeiro parabens pela iniciativa dos DESAFIOS, isso ajuda bastante a todos! Mas vamos lá!

    A resposta certa é a alternativa letra B.
    B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso.

    Duas interfaces do Roteador R4 estão processando em areas diferentes. Essa divisao por área sempre ajuda no isolamento dos problemas, e para que ninguem sem esqueça, quando existem o DR e um DBR na rede, o DBR sempre assume o lugar do DR(caso de falhe). Mesmo que haja na rede um roteador com RID maior. Essa estrategia ajuda a minimizar o trafego indesejado na rede. Ou seja, não existe DR secundario.

    Espero ter ajudado.

    0

    0
  23. leandro.freire

    Letra B !!! Fico feliz que tenha voltado os desafios !

    0

    0
  24. KimRondon

    acho q cheguei tarde aqui, vou d B tb…
    abs

    0

    0
  25. ecoelho0022

    Show!!!

    Resposta: B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso

    0

    0
  26. Herbert

    Letra B. O pessoal já destrinchou o problema.

    0

    0
  27. Deco

    Bom, nem tenho mais o que comentar … já deram aula de OSPF aqui! ahahha

    Cheguei tarde nesse desafio, mas fico feliz com a volta dos desafios Marco.

    Abs!

    0

    0
  28. Richard

    Letra B, com certeza.

    0

    0
  29. wagner

    Desafios de volta… 😀 oh yeah!!!

    Vou de B. Um DR em cada interface.

    Quase a pegadinha do malamdro. 😉

    Abraços.

    0

    0
  30. Luando

    A resposta como todo mundo já respondeu é a letra B.

    0

    0
  31. zekkerj

    A resposta está no próprio enunciado, no box com a saída do “show ip ospf neighbor”:

    208.149.23.194 1 FULL/DR 00:00:33 190.172.32.10 Ethernet1
    (…)
    208.149.23.130 1 FULL/DR 00:00:39 190.171.23.10 Ethernet0

    É só observar que um se refere à Ethernet1, e o outro à Ethernet0.

    Acho que vou bolar um desafio desses também… me aguardem… (risada macabra)

    0

    0
  32. Leandro

    Letra B

    0

    0
  33. carcara

    Acho que é B.

    0

    0
  34. santos_ligeiro

    A reposta é essa.

    B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso

    0

    0
  35. Wagner Van-Dunem

    alternativa B)

    0

    0
  36. Fernando Avelino

    Opa, senti falta dos desafios! interessante esse, mas como ja deram a resposta…

    abs

    0

    0
  37. Sérgio F.S

    Já deram a resposta. Mas enquanto eu ainda estava lendo também já havia tomado a letra B como resposta correta..

    0

    0
  38. schwar

    letra B

    0

    0
  39. Rafael Carvalho

    Esse foi fácil !

    0

    0
  40. Flávio

    É isso ai, letra B.

    0

    0
  41. luroinjr

    Não é por nada não mais essa tá fácil hehe
    Alternativa: B
    O único problema é que demorei pra ver o post =/

    0

    0
  42. Sérgio F.S

    Já pensou, o Marco dá um retorno aqui dizendo: Vocês estão todos errados, por isso, isso e isso….

    Hehehe, só vai dar gente revendo os tópicos sobre OSPF que caem no exame CCNA.

    0

    0
  43. thiagotrixnet

    B) R4 encontra-se conectado a mais de uma rede multi-acesso

    0

    0
  44. Fabricio Neves

    Letra B, o mesmo router é DR em dois segmentos distintos.

    0

    0
  45. rrios

    Olá Galera, sempre acompanhei o site mais nunca tomei a iniciativa de postar opiniões, fico só espionando e aprendendo com as opiniões da galera que por assim dizer só tem fera. Concordo com a afirmação de todos em dizer que a resposta correta é a “B” e dou enfase nas respostas do “Ferrugem” e do “Boliveira” em dizer: “Outro detalhe é que mesmo que um router seja adicionado com o RID maior ele não ser tornará DR se a eleição já estiver ocorrido”.

    0

    0
  46. Heber Borges

    Resposta correta é a alternativa: B

    0

    0
  47. Cleber

    Concordo com os todas as opiniões postadas até o presente momento, alternativa B é a correta

    0

    0
  48. Fernando Dias

    Olá a tds,

    Referente ao desafio, realmente muito interessante, mas aind gostaria de esclarecer uma dúvida: E se por acaso, dois roteadores forem configurados com o mesmo router ID, usando o comando router-id rid comando do OSPF? Ele entende que há um empate e checa as interfaces loopbacks?

    Grato.

    Fernando

    0

    0
  49. Marcos Silva Jr.

    Letra B, esse foi fácil…

    0

    0
  50. rjalburq

    Letra B.

    0

    0

Deixe uma resposta