«

»

jan 17 2013

Depois de 5 anos, a nova versão do exame CCNA finalmente está chegando!

Hoje recebi por e-mail uma notícia que ansiava já há algum tempo… depois de muito (mas MUITO) tempo em silêncio, parece que a Cisco resolveu sair da escuridão no que se refere ao novo exame CCNA que deve aportar por aqui ainda este ano. Até agora, apenas especulávamos. Agora, a coisa já começa a ter toques oficiais da própria Cisco.

O e-mail a que me refiro continha a mensagem abaixo. Foca apenas na alteração do curriculo do NetAcad Cisco, mas isso já nos dá algumas dicas do que está por vir.

ccna.JPG

Bom, a primeira coisa que extraímos desta mensagem é que o curriculo NetAcad CCNA 5.0 já está pronto. Falta apenas ser lançado. Assim que isso acontecer, haverá a notificação oficial de mudança do exame CCNA (hoje, na versão 640-802). Algumas alterações que transparecem nesta mensagem:

  • Maior cobrança em cima do protocolo IPv6 – como já era mais do que esperado
  • Maior cobrança em cima dos temas segurança, wireless, datacenter e voice – mas ainda assim, não entrando em muito detalhe, já que existem as certificações CCNA para cada uma destas especializações
  • Adoção do IOS 15.x – Isso se traduz em um suporte mais eficiente ao IPv6, voz e features de segurança e DC E suporte ao CCP (Cisco Configuration Professional) – que substitui o Cisco Secure Device Manager (SDM). Ou seja, sai o SDM e entra o CCP (como já ocorreu nas novas versões dos exames CCNA Security e Wireless).

Nada ainda sobre Frame-Relay (que eu acho que deve sair na próxima versão), ou inclusão de MPLS. Em breve, deveremos ter mais notícias, fiquem ligados!

No lugar de vocês, eu não me preocuparia muito (ainda)! Certamente vai levar ainda um tempo até que o exame atual deixe de valer (eu apostaria que isso acontecerá apenas no ano que vem). Portanto, sigam seus planos de estudos normalmente, até porque, o novo exame não sofrerá mudanças tão radicais.

Sobre os cursos que oferecemos, obviamente, assim que o update for certo o curso CCNA será atualizado de acordo. Aproveito também para lhes adiantar que o livro CCNA 4.1 já está sendo trabalhado para a nova versão do exame 😉 !

PS: É importante frisar que as alterações de fato ainda não foram oficialmente divulgadas pela Cisco. Espera-se que o exame não sofra alterações até 2014, pelo menos. Especialmente na versão em Português. Portanto, nada de pânico aqui! E fiquem tranquilos pois, assim que as alterações forem oficializadas, nossos cursos (CloudCampus) passarão pela reformulação necessária.

Assim que eu tiver mais notícias, posto aqui!

Abraço

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

9 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. charlesrocha

    O exame vai ficar bem mais interessante e completo show de bola!!!
    Vlw marco.

    0

    0
  2. dantimao19

    Acredito que a dificuldade irá aumentar no exame. Estou me preparando pro exame, comecei a pouco tempo. Acredito que daqui pra julho eu vou está preparado. Tomara que a nova versão não saia antes de eu tirar a CCNA 640-802.

    0

    0
  3. Rafael

    Muito bom esses assuntos e atualizações para o 5.0 claro que falta o MPLS, agora resta saber se vão querer aumentar o valor da prova. Dia 15 chegou a fatura do meu cartão e a prova do CCNA ficou R$ 668,44 convertidos com IOF.

    0

    0
  4. manojozu

    pois e rafael, fico pensando se vale a pena, minha fatura tbm.. R$668 eu por exemplo tiro ccnp uma vez e pronto.. pra quem ganha em dolar e outra coisa.. brasiu.

    0

    0
  5. Daniel Gurgel

    Uma nova versão, + completa e com menos bugs do Packet Tracer é muito bem vinda! 😛

    0

    0
  6. zekkerj

    Só lembrando, uma coisa é a nova prova ser lançada, outra coisa é ser lançada em português, e uma terceira coisa completamente diferente é a prova atual parar de ser aplicada…

    Eu concordo com o Marco, sobre a nova prova estar em vias de ser lançada ainda esse ano, e a nova prova em português em seguida. Mas acho difícil que a prova atual em português seja descontinuada antes de 2015.

    Sobre o colega que acha que dá pra tirar o CCNP com $600… não esquece que o CCNP são 3 provas, e não uma só.

    0

    0
  7. Eron Melo

    Seria a hora de lançar o CCNA 4.2????????????????

    Abs,

    0

    0
  8. Daniel Gurgel

    Não está sendo possível marcar a prova em BR para depois de setembro… alguma novidade sobre esse assunto?

    0

    0
  9. Aureo Ferreira

    O valor desse exame, para os padrões brasileiros, é meio irreal! Quase 3/4 do salário minimo tupiniquim!!!

    0

    0

Deixe uma resposta