Novo colaborador no Blog

E nossa comunidade vai crescendo, sempre com pessoas de excelente nível técnico. Vamos dar as boas-vindas ao nosso novo colaborador: Daniel Frassetto!

O Daniel tem foco em segurança, tendo trabalhado na área já há algum tempo e possuindo a certificação Cisco CCSP.

Seja muito bem-vindo Daniel!

Abs!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Daniel,

    Parabéns pela entrada na comunidade.

    Todos iremos explorar seus conhecimentos para agregar valores.

    Bem-vindo.

    Sidney Correia

  2. Obrigado Marco.
    Bom, tenho 27 anos, moro em Florianópolis/SC e trabalho com informática desde 2002. Preparei um resumão…

    Sou um bom exemplo de que nem sempre acertamos de primeira qual profissão seguir: sou graduado em Educação Física… é um ótimo curso e profissão, mas muita coisa aconteceu para eu dar essa virada.

    Sempre gostei muito de computadores e redes, então lia muito, mexia mais ainda, fiz uns cursos aqui e outros lá (não basta saber, tem que comprovar), mais para satisfazer a curiosidade e também por ser sempre bom ter uma carta na manga.

    Pouco antes de largar o mestrado, resolvi que precisava me formar em informática para ter mais chance no mercado, pois só havia feito estágios com manutenção de computadores e num pequeno provedor. Nesta época me aconteceu algo muito interessante: prestei vestibular para um curso de Redes de Computadores, mas a bolsa do estágio mal dava para pagar a mensalidade… na mesma semana em que fui aprovado consegui um emprego como Administrador de Redes! O curso estava garantido e ainda sobrava algum…

    O currículo da faculdade tinha incluído os quatro módulos da academia CCNA, que me chamou bastante atenção para essas certificações. Com experiência no trabalho, o material da academia e mais alguns meses de estudo, fui aprovado no exame. Foi o suficiente para aparecerem novas oportunidades.

    Troquei de empresa e não parei por aí: fiz as provas de CSE (Cisco Sales Expert) e as 5 de CCSP. Atualmente estou me preparando para o CCNP. Hoje trabalho como Gerente de Suporte Técnico da Divisão de Segurança da Informação de uma empresa de soluções e serviços na área de redes e telecom aqui de Florianópolis.

    Como disse ao Marco, encontrei o blog por acaso e gostei muito da proposta e do material e me ofereci para contribuir com o que posso. Dúvidas sobre as provas, configurações de roteadores, switches, PIX, ASA, VPN, IPS, etc, o que estiver ao meu alcance, vou tentar ajudar.

    Desde já agradeço a hospitalidade e simpatia do Marco e fico à disposição.

    Abraços!

    Daniel Frassetto

  3. Olá Daniel, seja bem vindo!

    cara, já que sua area de atuação é voltada para segurança, caso conheça, poderia descrever o que é e para quê serve o ChekPoint???

    Forte abraço!

  4. Renato,

    Muitas vezes ouço falar “tal empresa tem um checkpoint”, o que normalmente quer dizer um appliance com a função de firewall. Mas, resumidamente, a Checkpoint é uma empresa de produtos e serviços voltados à segurança. Além do mais conhecido firewall, existem outras soluções como concentrador VPN, IPS e também antivirus,
    Nunca tive a oportunidade de “brincar” com equipamentos deles, mas sei que existe um bom parque instalado e isto representa algo com qualidade no meu ponto de vista.
    Maiores detalhes você pode conferir no site da empresa (www.checkpoint.com).
    Espero ter sido útil.

    Abraço a todos.

  5. olá Daniel seja bem vindo e se prepare pois acho que vou ter de encher seu saco, estou estudando para o CCNA mas antes do CCNA já pensava no CCSP de segurança.

  6. Alamon,

    O CCNA é pré-requisito para a certificação de segurança (www.cisco.com/go/ccsp). Então, recomendo você direcionar seu foco para o CCNA.
    Falando do CCSP, cada uma das 5 provas é uma certificação de especialista; desta forma, em cada etapa você se torna:
    * Especialista em segurança da informação (exame 642-522 SND);
    * Especialista em segurança de IOS (exame 642-503 SNRS);
    * Especialista em firewall (exame 642-523 SNPA);
    * Especialista em IPS (exame 642-533 IPS);
    * Especialista em VPN (exame 642-511 CSVPN).
    Esta última prova já tem data definida para acabar (exatamente hoje – 1/2/2008). As opções disponíveis agora são:

    * Exame 642-513 HIPS – voltada para o software Cisco Security Agent, um IPS para host; OU
    * Exame 642-591 CANAC – voltada para a solução de NAC (network admission control), uma extensão do 802.1x; OU
    * Exame 642-544 MARS – voltada para o software MARS, um sistema de segurança para monitoramento, análise e resposta contra incidentes.

    Abraços!

  7. Caro Daniel,
    Primeiramente seja muito bem-vindo.
    Gostaria de saber pela sua experiência, dentro das provas necessárias para se certificar como CCSP existe alguma ordem que indicaria aos que estao querendo tentar estes exames??
    Abraço
    Vinicius

  8. Vinicius,

    Acredito que a ordem apresentada no comentário anterior, retirado do learning map da cisco, seja realmente o mais lógico. Minha sugestão seria a inversão da prova CSVPN com a de IPS, uma vez que o assunto VPN aparece nas três primeiras provas apresentadas, porém é uma prova já expirada. Mesmo assim, acredito que o conteúdo do material de estudo do concentrador VPN seja de grande valia para quem trabalha com o ASA, pois as configurações de VPN deste são praticamente as mesmas daquele.

    A primeira prova (que é 642-552 e não 522 como coloquei) são informações gerais sobre segurança, sendo uma prova teórica, mas que fornece embasamento para a área e para o caminho da certificação. A segunda prova (642-503) já é mais prática, cobrando comandos, configurações e simulados de roteadores e switches, mantendo alguma teoria do conteúdo anterior. Como terceira prova confirmo a sugestão do learning map como a 642-523 (PIX e ASA); as sintaxes dos comandos diferenciam um pouco do IOS (cuidado para não fazer confusão)… prova bastante prática, com questões de VPN, Firewall e uma pincelada de IPS, o que ajuda na próxima prova. Quarta prova, IPS (642-533), bastante teoria sobre IDS, IPS, ataques, assinaturas e administração do equipamento. As provas seguintes envolvem softwares bastante específicos, mas somente é necessário fazer apenas uma delas. As provas que recomendo são a HIPS (642-513), por ser sobre IPS e muitos dos conhecimentos adquiridos podem ser aproveitados e a MARS (642-544), que trata da administração centralizada de IPS, correlação de logs de roteadores, switches, firewall, etc. A prova de NAC (642-591), que pode parecer fora do contexto, mas é uma solução bastante interessante e você aproveita o conteúdo de segurança e ataques de camada 2 e protocolo 802.1x.

    Abraços!

  9. Boa tarde Daniel,

    Eu estava com um interesse grande de tirar a extinta certificação CSVPN, pois sou o responsável por duas concentradoras Cisco VPN3000 na empresa onde trabalho e como você falou acima não basta saber, tem que comprovar. Qual a certificação que a Cisco deixou para substituir o módulo do CSVPN?

    Abraços,

    Bruno Alineri

  10. Daniel,

    Bem vindo ao Blog! Parabéns pela notável carreira, pela busca do que realmente queria profissionalmente e pelos conhecimentos e certificações obtidas!!!

    Abraços!!!

    Fábio A. de Amorim

  11. Bruno,

    Infelizmente os concentradores VPN saíram de linha e o mesmo aconteceu com a prova. No caso do equipamento, o ASA recebeu as funções dele e não existe um substituto direto para o exame. Minha sugestão é que você estude o material do ASA e PIX e tentar a prova de especialista em firewall (exame 642-523 SNPA) para o conhecimento específico. Mas não pare por aí, mais quatro provas e você ganha a certificação… 😉

    Abraço!

Deixe uma resposta