[CCNA] Desafio da Semana 3 – Abril 2008

E não vamos nos esquecer da maioria dos leitores, que esta se preparando para o exame CCNA! Segue uma boa questão, para prática. Vamos participar pessoal!

ccna130408.jpg
Abs!Marco.

51 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marco, vendo este desafio, surgiram algumas dúvidas:

    – Para ocorrer esta comunicação entre VLANs não teria que existir um Router?

    – Outra dúvida, somente roteadores segmentam as redes em domínios de Broadcasts, correto?

    Neste caso então, eu responderia, sem muita convicção, que a resposta correta é que só existe um domínio de broadcast!

    Ou seja, letra A!

  2. isso ai ta com cara de pegadinha….

    mas eu jogaria 3 dominios de broadcast…..

    Ferrugem, até onde eu sei, VLAN’s segmentam o dominio de colisão aumentando o NUMERO de dominios !!!

  3. corrigindo .. onde ta escrito colisão.. entenda broadcast !

  4. 3 dominios de broadcast

    resposta c

  5. Aparentemente a questão contém alguma pegadinha, rs!
    Mas eu vou de C, ou seja, 3 domínios de broadcast, pois existem 3 Vlans configuradas em cada um dos switches e como cada Vlan corresponde a 1 domínio de broadcast, afirmo então ser correto a resposta da letra C (three).
    Obs.: Não há um roteador nesta topologia para permitir a comunicação entre as Vlans, pois se houvesse eu iria de F (six)… agora é só ficar no aguardo pela resposta que poderá conter surpresas!

  6. lgchiaretto, concordo quando você diz que VLANs segmentam domínios de broadcast, porém para que seja possível a comunicação entre essas VLANs eu acredito que tem que ter um Router.

    Sinceramente fiquei confuso nesta questão, marcaria ou a opação A, 1 domínio, ou a opção C, como vocês disseram de 3 domínios…

    É isso.. Abraço à todos!!!

  7. Ferrugem, acredito eu que seria necessario um router se precisasse fazer a comunicação entre as VLAN’s, como não é esse o foco da questao… não há necessidade de um router (me corrijam se eu estiver errado) !

    Tu tem o livro do marco ai nao tem ?? olha a página 64 que ta bem explicado isso!!

  8. Sem roteador, sem comunicação entre as Vlans, no caso deveria ser 3 dominios mas sem roteador ai o bicho pega!!!
    Vou aguardar os proximos capitulos, pra saber se to no caminho certo de raciocinio

  9. a minha dúvida que surgiu ai nessa questão foi comm relação a VLAN 1, por ela ser a VLAN default eu nao sei se ela é ‘tratada’ como todas as outras VLAN’s !!!

  10. ah, eu chuto a letra F. seis.

  11. Letra C,a questão se refere apenas quantos dominios de broadcast existem independente de ter comunicação entre as vlans

  12. C

  13. Bom, acredito que seja a letra A com um dominide broadcast. Acredito que o switch não determina a quantidade de dominio de broadcast e sim de dominio de colisão. O roteador sim determina o dominio de broadcast e na figura não tem um roteador.

    OBS: nesse exemplo existe 3 dominio de colisão e 1 dominio de broadast.

  14. Ferrugem…

    – Para ocorrer esta comunicação entre VLANs não teria que existir um Router?

    R. Um router ou um switch com capacidade de roteamento (Catalyst 3550,3560,3750,4000, etc…)

    – Outra dúvida, somente roteadores segmentam as redes em domínios de Broadcasts, correto?

    R. Nao, qualquer switch de camada 3 tambem segmenta.

    Resposta da questao – 3 dominios de broadcast.

  15. Cada VLAN corresponde a um dominio de broadcast, nessa questão há 3 dominio de broadcast.
    Resposta C.

    Se um host em um domínio de broadcast desejar comunicar-se com um host em outro domínio de broadcast, um roteador precisa ser utilizado.

  16. ” lgchiaretto diz:

    13 de April de 2008 às 7:05 pm
    a minha dúvida que surgiu ai nessa questão foi comm relação a VLAN 1, por ela ser a VLAN default eu nao sei se ela é ‘tratada’ como todas as outras VLAN’s !!! ”

    A VLAN 1 e’ tratada como todas as outras VLANs, a unica diferenca e’ que ela nao pode ser excluida!

    =)

  17. Deixa eu aproveitar para fazer uma pergunta então..

    – Qual seria a diferença, funcionalmente falando, entre um Router e um Switch Layer 3 ?

    Abraços!!!

  18. Ferrugem,

    A diferenca nao existe em 80% das funcionalidades. Um switch camada 3 e’ um switch que pode fazer quase todas as mesmas funcoes de um router (roteamento estatico/dinamico, protocolos de alta disponibilidade, balanceamento de carga, roteamento baseado em politica, qos, etc), alem de claro desempenhar todas as funcoes de um switch. Contudo, a funcionalidade de NAT por exemplo nao e’ suportada na maioria dos switches camada 3 e nos switches da linha 35xx e 37xx voce nao tem a mesma modularidade de um roteador (nao da pra espetar uma placa ATM neles por exemplo). Basicamente um switch camada 3 atende bem quando voce nao precisa integra-lo a servicos de WAN (frame-relay, linhas dedicadas, etc..).

    Veja maiores detalhes neste datasheet de um switch camada 3: http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps7078/product_data_sheet0900aecd805bac22.html

    Espero que tenha ajudado!

    Abraco

  19. Eduardo…

    vlw

    se ela for tratada como todas as outras… fica claro.. a resposta é mesmo a letra C

    🙂

  20. So para complementar, se o switch no exemplo anterior fosse um camada 3, voce poderia configura-lo assim para faze-lo rotear entre as vlans:

    vlan 1
    name Marketing

    vlan 30
    name Sales

    vlan 40
    name Engineering

    interface vlan 1
    ip address 192.168.1.1 255.255.255.0

    interface vlan 30
    ip address 192.168.30.1 255.255.255.0

    interface vlan 40
    ip address 192.168.40.1 255.255.255.0

    ip routing

    Depois seria so configurar os pc’s usando como gateway default o endereco configurado no switch!

    =)

  21. Boa noite pessoal,

    Uma das grandes motivações para o uso de vlans é justamente a segmentação da lan, sendo inclusive necessário um router para a comunicaçcão entre as vlans.
    De modo que, de acordo com a ilustração nós temos três vlans e portanto três domínios de broadcast.
    A Vlan segmenta o domínio de broadcast, elevando seu número, e minimiza o número de domínios de colisão por segmento de rede.
    Letra C.

    Abraços!

  22. Opa

    Letra C – 3 Dominíos de Broadcast

    Ferrugem,
    O fato de não ter um roteador nessa topologia não quer dizer que ela seja uma pegadinha. Em momento nenhum a questão fala que os hosts tem que se comunicar entre si. Existem ambientes que pedem este tipo de segurança.

    rjsmoreira,
    VLANs também determinam domínios de broadcast. E um switch, cada porta representa um domínio de colisão. No caso dessa figura, temos 7 domínios de colisão…

    Abraços!

  23. Opa!

    Letra C !

    Abs!

  24. Não acho que tenha pegadinha não, se não houvesse outras vlans teriamos somente 1 domínio de broadcast VLAN 1 com 6 host em 2 switches. Mas todavia comtudo entretando existem mais duas VLAN 30 e VLAN 40 portanto mais 2 domínios de broadcast. A switche fez seu papel de segmentar a rede.

    Se for pegadinha acredito que seja na VLAN TRUNK, esta “VLAN TRUNK” seria realmente nosso link do tipo trunk (int fa0/x, switchport mode trunk, switchport trunk allowed vlan all)

    ou seria uma outra VLAN como por exemplo do Eduardo Sales, Marketing e Engineering seria uma com o nome TRUNK e estas portas ao invés de estarem interligando 2 hosts um cada switche elas estão interligando 2 switches e com isto teríamos simplesmente mais uma VLAN de nome TRUNK somando mais 1 domínio de broadcast.

    Well bem sem pegadinha temos 3 dc com pegadinha temos 4 dc.

    Por se tratar de um desafio do blog vou na pegadinha…

    Resposta D 4 domínios de colisão.

    Então será que acertei ou viajei na maionese rsrsrsrsrs…
    Valeu abraços!!!

  25. 3 vlans, 3 dominios de broadcast

  26. Letra C sem dúvidas… cada VLAN cria um domínio de broadcast independente, necessitando assim de um router ou algum outro dispositivo de camada três para intercomunicação.

  27. A Resposta e a letra C. Existe um trunk entre os dois switchs. Com isso o VTP sendo instalado, supondo q um dos switchs seja o server e o outro apenas como client. Contudo as VLAN’s existentes no server serao propagadas pro Client, atraves de anuncios sumarizados e de subconjunto. Contudo so exite apenas 3 dominios de broadcast nesse esquema…

    Abraco a todos..

  28. Bom dia,
    Alternativa C,
    3 domínios de broadcast.

    Cada VLAN cria um domínio independente de Broadcast, sendo necessário um dispositivo que roteie pacotes para outras redes (vlans) para correto funcionamento da LAN, e na topologia poderia ser um Switch Layer 3 normalmente para administrar as VLANs, um operando em Server e o outro em Client.

    Se perguntassem domínios de colisão, seriam 7, 3 em cada um dos switches, e mais 1 no trunk entre os switches.

    Abraços!!

  29. Cheguei a imaginar na trunk ser mais uma, mas não faz muito sentido. Funciona como se tivesse um cabo para cada Vlan..

    C – 3 dominos de broadcast

  30. As 3 VLAN´s formam os 3 domínios de broadcasts. Pelo link trunk vão passar as 3 VLAN´s. Dependendo do protocolo de tagging utilizado, a VLAN 1 será (ISL) ou não marcada (802.1Q).
    Como o enlace onde existe o link trunk não tem uma sub-rede setada, e nem seria coerente, pressume-se que não é um domínio de broadcast, mas sim um domínio de colisão, e ele só será trunk com duplex em full e velocidade 100Mbps ou 1000Mbps.
    Como não existe um router para fazer o roteamento Inter-Vlan entre as VLAN´s, a comunicação só ocorre entre a própria VLAN. Podemos também fazer a comunicação de VLAN´s com rotas estáticas no router.
    A VLAN 1 por default é a VLAN PADRÃO e a VLAN DE GERENCIAMENTO, mas pode ser modificado.
    Então, temos 3 domínios de broadcast e 1 domínio de broadcast.
    Se as VLAN´s não existissem, teríamos 1 domínio de broadcast e 7 domínios de colisão e somente uma VLAN, a VLAN nativa, VLAN 1.

    Opção correta : C

    Sds,
    Márcia Guimarães

  31. tres dominios de broadcast, tres vlans.

    abraços.

    rafael figueiredo

  32. ERRATA… ratificando afinal ja se passava das 1:00 hs, onde eu postei 4 domínios de colisão eu quis dizer 4 domínios de broadcast.

    Resposta. D

    Pode-se imaginar também que simplesmente exista uma VLAN chamada “VALN TRUNK” e que no momento não exista host conectados em sua porta e o link entre as duas switches seja o nosso esperado trunk ISL ou 802.1q

    Sei lá, com tudo isto vou ficar com a letra “D” 4 domínios de boradcast

  33. 3 dominios de broadcast

  34. Galera, o trunk não é considerado um dominio de BC.

  35. Tentei criar no Packet Tracer 4.1 uma VLAN Trunk sem um numero de identificação, não foi possível é necessário informar um numero de vlan para se entrar no modo de configuração específica e ali sim pode-se dar o nome Trunk.

    Sendo assim não tem por onde. Resposta C três domínios de broadcast:
    1º VLAN 1
    2º VLAN 30
    3º VLAN 40

    Viajei na maionese, rsrsrsrsrs!
    Abraços.

  36. Ainda tenho dúvidas quanto ao funcionamento desta topologia citada. Mas acho que fico com a letra C de 3 domínios de broadcast!!!

    Valeu pelas explicações Eduardo, lgchiaretto e rafaelbn!!! Muito legal ver todo mundo discutindo!!! É isso ae galera…

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

  37. Ferrugem,

    Abra uma discussao no forum com as suas duvidas que ai podemos explicar melhor pra vc!

    Abs

  38. boa noite pessoal, na minha opinião como o trunk ocorre na vlan1, são três dominios de broadcast C

  39. Resposta letra C. 3 domínios de broadcast, pois há 3 VLANS.

  40. A resposta é a C mesmo. 3 Dominios de Broadcast. Agora a justificativa mais correta é a que foi explicada pela Márcia Guimarães mais acima. Mesmo sem um roteador para permitir a comunicação entre as vlans distintas, os hosts de mesma vlan se comunicam através do link em trunk entre os switch.

  41. Errata…

    Onde se lê : “Então, temos 3 domínios de broadcast e 1 domínio de broadcast.”
    Retifica-se para : “Então, temos 3 domínios de broadcast e 1 domínio de colisão.”

    Sds,
    Márcia Guimarães

  42. Acredito que a resposta é a letra C), 3 domínios de broadcast.

  43. Ola Pessoal!
    Bom umas das intenções de se criar uma topologia de rede segmentada em Vlans seria isolar os broadcast em sua propria vlan, assim melhorando o desempenho da LAN..fora a questão de segurançã que não vem ao caso.
    então analisando a topologoa apresentada vimos que temos 3 vlans ou seja 3 dominios de broadcast.

    VLAN 1
    VLAN 30
    VLAN 40

    Abraço a todos.

  44. hehehe. Desculpem-me, mas nunca imaginei que uma questão tão “simples” geraria tantos posts e discussão, o que é MUITO positivo, não acha Marco?

    Dá um direcionamento pra gente. Parece que a maioria dos frequentadores estão no começo ou em preparação para o CCNA. Talvez o melhor caminho seja, pelo menos na maioria das vezes, postar questões que consideramos mais básicas, mais simples, ainda que só no nível CCNA. Talvez o pessoal tem receio em opinar em questões mais complexas. E também, as vezes, parece que a galera tem dúvidas sobre detalhes em tópicos considerados simples.

    Abraços!
    Fábio A. de Amorim

  45. Bom, ate onde eu sei VLANs segmentam domínios de broadcast, ou seja, cada VLAN é um domínio de broadcast, sei também que o broadcast não vaza de uma VLAN para outra, logo, eliminamos a possibilidade de ser apenar um domínio de broadcast.

    Gostaria de complementar também que para haver comunicação entre essas VLANs é necessário ter um dispositivo de camada 3, no cenário não existe nenhum dispositivo de camada 3, logo elas não vão se comunicar, mas através do trunk os PCS que estão na msm VLAN porém em switches separados irão se comunicar. SE EU TIVER VIAJADO AQUI ME PERDOEM MAS É O QUE EU ESTOU ACHANDO :D.

    Agora eu fiquei confusa quanto a VLAN 1 que é default e é usada para gerenciamento e deve-se configurá-la somente em uma porta, mas como duas portas estão configuradas nessa VLAN eu suponho que essa VLAN de gerenciamento deve ter sido configurada em outra porta. SE EU TIVER VIAJADO NOVAMENTE ME PERDOEM 😀

    Enfim, de acordo com o cenário eu vou de resposta C. Três domínios de broadcast.

    Bjokas e todos :*

  46. É moçada! Este desafio deu mesmo pano para a manga!!! Não imaginei que seria para tanto 😉 ! Mas ótimo! Que maravilha ver toda essa interação! Vamos à resolução:

    Antes da resolução, vou aproveitar a deixa para rever alguns conceitos básicos… . Como perguntado pelo Ferrugem, e acho que por outros, não é preciso um elemento L3 na topologia para que exista comunicação entre máquinas NA MESMA VLAN. Ou seja, máquinas na VLAN1, por exemplo, comunicam-se normalmente na topologia apresentada. O trunk existente entre os switches se encarrega de transportar as informações das 3 VLANs entre eles. O que não ocorre é a comunicação inter-VLANs. Para isso, sim, seria preciso um roteador (ou um switch L3).

    Como muitos bem definiram (ótimo!!!), cada VLAN é, na essência, um domínio de broadcast, ou seja, broadcasts gerados em uma determinada VLAN ficarão contidos nesta VLAN. Esta é a característica básica de VLANs, aliás, mais do que uma característica, é o conceito-chave que definem as VLANs.

    Assim sendo, se temos 3 VLANs, termos apenas 3 domínios de broadcast. O trunk não deve ser contado como um domínio de broadcast, mas como uma extensão de cada uma das 3 VLANs. Broadcasts gerados em uma vlan de um switch atravessarão o(s) trunk(s) até os outros switches da rede configurados com a mesma VLAN.

    Quanto a VLAN1, a diferença entre ela e as outras é que, por default, a VLAN1 é a VLAN nativa da porta, ou seja, tráfego gerado nesta VLAN não é “taggeado”, ou seja, dentro do trunk, frames originados na VLAN1 não precisam ser encapsulados com o VLAN ID. Mas a VLAN1 segue sendo uma VLAN separada, e possui comportamento semelhante ao das outras VLANs: Broadcasts originados nesta VLAN não são propagados para outras.

    Espero que as dúvidas tenham sido esclarecidas! Qualquer coisa, é só postar aqui!

    Abraços!

    Marco.

  47. Show de bola Marco.. Fiquei um pouco em dúvida mesmo pela não existência do router… E como você disse, sem ele ( ou outro dispositivo L3 ) não é possível a comunicação entre as VLANs .. Mas como não é esse o foco da pergunta neh ?!?! Acabei misturando as coisas e me confundindo em uma questão, que como o próprio Fábio disse, é considerada simples…

    Mas enfim, muito boa a sua explicação ( e das outras pessoas também ) e tenho certeza que agora não tenho mais dúvidas quanto a esta topologia citada e a questão em si! 😀

    Um forte abraço à todos e valeu pela participação!!!! 😉

  48. Letra C

  49. Qual a resposta correta??? eu acho que é a C

  50. Mas um reforço nos conceitos, muito bom!!!

  51. Segundo pelo exercico, teria mais do que um dominio de broadcast se houvesse um roteador com varias portas, porque so esse segmenta a rede, mas como é u swtich, é considerado como um dominio de broadcast.

Deixe um comentário