O papel das listas de discussões técnicas no aprendizado

Pessoal, sei que muitos de vocês estão apenas começando a trilhar seu caminho pela área de Redes (ou de T.I., que seja). Algo que acredito nunca ter compartilhado com vocês é o quanto acompanhar listas de discussões técnicas ajudou no meu aprendizado. Seja participando mesmo, ou apenas acompanhando passivamente. No início, eu admito que não tinha muita confiança para participar, então ficava apenas lendo as postagens e tentando extrair algo de útil delas. Com o passar do tempo, passei a me arriscar mais, enviando algumas mensagens. Os temas são diversos: Problemas com BGP, falhas de rede generalizadas, dúvidas sobre equipamentos, etc etc etc.

Vou dizer, não é fácil escrever para uma lista com milhares de participantes – muitos deles com muita experiência. Mas, em alguns momentos, é preciso. Obviamente não estou incentivando vocês a participar a torto e a direito de listas. Pelo contrário, encorajo que participem apenas quando tiverem noção (real) do que está sendo discutido e quando achar que pode – de fato – contribuir com a discussão. Não participe com mensagens vazias ou sem sentido, pois isso não vai ajudar ninguém (muito menos você).

Com o tempo, você pega o jeito, passa a investigar mais e começa a participar mais ativamente – eventualmente, se suas participações forem interessantes, passará até a ficar conhecido no meio.

Fica a dica! Participem!

Seguem algumas dicas de boas listas técnicas, com MUITOS usuários cadastrados:

  • GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia de Redes)
  • GTS (Grupo de Trabalho de Segurança em Redes)
  • CAIU (Lista das indisponibilidades da Internet brasileira)

Obviamente, existem MUITAS outras, mas estas são as que sempre tenho na manga. Se quiserem sugerir outras para os colegas, fiquem à vontade, nos comments! Não se esqueçam de mencionar o foco da lista sugerida.

Abraço!

Marco.



Comente usando o Facebook!

15 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Show, acompanho algumas também e posso dizer que são muitas vezes interessantes e tantas outras engraçadas, mas vale a assinatura, é sempre bom compartilhar conhecimento e aprender com os mais experientes. 😉

  2. Vou começar a acompanhar essas listas de discussões. Obrigado pela dica.

  3. Acompanho a GTER e a CAIU. Na GTER sempre tem umas discussões muito boas. E a CAIU é bom para ficar informado sobre problemas.

  4. Valeu pela dica. Já seguia a lista CAIU. Participo de outras também, mas não do assunto redes. Me cadastrarei nas outras duas sugestões.

    Abraços,
    Sérgio.

  5. Segui por um tempo, depois parei, vou dedicar um tempinho para isso, afinal, faz parte dos estudos também!!

  6. Muito Bom! ainda não acompanhava nenhuma lista de discussão. Me cadastrei na lista GTER.

    Abraços,

  7. Eita… que legal. Não as conhecia. Obrigado Marco!

  8. Pra quem acompanha… impossível não lembrar do /30 é de 30 KM? euahuahuahuehuae

  9. rsrsrs essa marcou mesmo Daniel…! Mas é isso, tem de tudo. Como eu disse, você não deveria postar algo numa lista dessas se não souber do que está falando, ou corre o risco de cair no ridículo, como fez o nosso amigo do /30. Mas foram boas risadas 🙂

  10. Inscrito na GTER e CAIU. Na GTS é bom eu não meter o nariz ainda ;s
    Obrigado pela dica Marco.

  11. vlw marcos… vou começar a ler, creio que não vou comentar de inicio! abraço

  12. GTS eu não conhecia… vlw pela dica Marco

  13. Tem a MASOCH-L também.
    Da caiu e da gter eu sempre to de olho.
    Só preciso de um convite na GTS… rsss

    Abs!

  14. NANOG, Group Study (CCIE), MASOCH-L.

  15. Agora tem também o site http://www.listacaiu.com.br

Deixe uma resposta