Vale a pena comprar equipamentos para estudar para o CCNA / CCNP?

Depende! Se você estiver falando de um bom PC (ou notebook), sim. Se estiver falando de routers e switches, definitivamente NÃO. Tenho recebido e-mails de pessoas que querem estudar para o CCNA ou CCNP e me perguntam se vale a pena comprar um router 1700 ou 2600 usado. A resposta é – novamente – NÃO. Mesmo sendo baratos, estes equipamentos são defasados. Não suportam as novas versões do IOS e, portanto, não suportam algumas funcionalidades cobradas nos exames.

Adicionalmente, com ferramentas como o Packet Tracer e o GNS3, NADA justifica o investimento em routers e switches para estudo. Não, nem mesmo para “obter experiência prática”. Veja bem, no seu dia a dia como engenheiro de redes, 90% das vezes você precisará configurar o elemento remotamente. Uma ou outra vez você precisará conectar um cabo ou trocar uma placa. E, cá entre nós… não precisa de experiência para conectar um cabo à uma porta ou para inserir uma placa em um equipamento, ou precisa?

A nova versão do GNS3 deve sair até o fim deste mês, e já oferecerá suporte completo a switches. Além disso, o GNS3 permite a emulação de elementos / sistemas avançados, como NX-OS (linha Nexus), routers Juniper, IOS-XR (presente nas linhas ASR e CRS), linha 7200 (com suporte ao IOS 15+), e até SDN (via Mininet).

Isso sem entrar no mérito do IOU da própria Cisco, que suporta switches e routers em cenários pra lá de avançados. Assim, para quê gastar (mesmo que pouco) com equipamentos que vão ocupar espaço e gastar energia (sem falar no barulho das ventoinhas de alguns modelos, especialmente de switches), quando a própria Cisco acaba de retirar os racks físicos de seus Labs CCIE?

Atualmente, eu diria que mesmo para o CCIE é desnecessário este tipo de investimento. Se for pra gastar, invista em um bom PC, com um monitor grande (ou mais de 1 monitor) – de forma que você consiga abrir diversas sessões console simultaneamente. Priorize processamento (um processador i5, pelo menos) e memória (mínimo de 8G). Você conseguirá montar um lab dos sonhos, e de quebra, poderá levá-lo para onde bem entender, sem ter que ficar carregando um monte de tranqueira.

Fica a dica…

PS: Já votou no blog para o prêmio TopBlog? Vote e nos ajude!!! É rápido, fácil e você contribui MUITO!  Se já votou, peça aos amigos que ajudem 🙂

Abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Boa Marco!!! GNS3 é de fato uma ferramenta quase que incomparável … breve a Cisco irá adquirir tbm :0

  2. Muito bem colocado! Esta informação do novo GNS3 suportar switches é simplesmente sensacional! Acredito que realmente será possível estudar para o CCIE sem ter que comprar o lab. Abraços!

  3. GNS 1.0 … todos esperando ansiosamente… ;-P
    Mas parece que a emulação de switch vai ser via IOU… confere?

  4. Só uma dúvida. Como que eu faço para emular o NX-OS na versão atual do GNS3?

  5. Se o GNS3 realmente suportar switch e ser BOM o bastante, ai sim nao vale a pena comprar lado, por outro lado.
    Tambem discordo com comprar dois monitores ou um grande, porque no lab vc NAO tera dois monitores e tera um monitor grande, suficiente para abrir a topologia, e as consoles dos equipamentos que vc vai trabalhar. E por fim, tambem nao acho que a CISCO vai comprar o GNS3, pelo simples fato que eles tem o VIRL =) e deve ser mto mais foda.!!!!

    eh isso!

  6. Muito boa explicação.

    Parabéns

  7. Diferente da vertical de UC. Neste caso, não há muitas opções senão adquirir pelo menos roteadores com voice ports e um ótimo PC pra subir as aplicações.

  8. Bom,

    Para o CCNP/CCIE Routing & Switching, dá para emular tudo, mas se for o Voice, por exemplo, acho que para fazer um lab legal só comprando equipamentos, não tem jeito.

  9. Se realmente o GNS3 atender todas as necessidades dos labs Cisco , ninguém mais irá alugar horas Labs remotos disponibilizados para estudos do CCIE , esse tipo de serviço estará com os dias contatos para as empresas que presta esse tipo de serviço.

  10. Pessoal, alguém me recomenda uma boa configuração para esta finalidade?

Deixe uma resposta