Ponto de Troca de Tráfego – PTT

Por Lacier Dias (instrutor dos cursos Mikrotik MTCNA e BGP4 na CloudCampus Treinamentos) 

O serviço de peering, como é conhecida a troca de tráfego entre redes IP, gera maior velocidade e eficiência na comunicação com a Internet global.

A livre troca de tráfego entre redes IP é uma recomendação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O documento “Recomendações para o Desenvolvimento e Operação da Internet no Brasil” alerta para a necessidade de interconectar os backbones brasileiros a fim de “racionalizar o uso dos recursos da rede, otimizando a troca de tráfego entre eles.” Segundo o CGI.br, “a ausência deste serviço pode degradar o tempo de resposta associado às transações realizadas através da rede ou mesmo inviabilizá-las, sempre que o usuário e o provedor da informação estiverem conectados a distintos backbones.”

Há várias entidades que adotam uma política de apoio e participação em todas as iniciativas de livre troca de tráfego IP, no Brasil e no mundo. Em meados de 2004 o CGI.br iniciou o primeiro ponto de troca de trafego Brasileiro na cidade de São Paulo, que tinha como meta inicial construir cinco PTTs em importantes capitais brasileiras. O projeto foi batizado de PTTMetro.

O PTTMetro  promove a criação da infra-estrutura necessária (Ponto de Troca de Tráfego – PTT) para a interconexão direta entre as redes (“Autonomous Systems” – ASs) que compõem a Internet Brasileira. A atuação do PTTMetro volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet. Uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo. PTTMetro é, assim, uma interligação em área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada.

Abaixo temos um gráfico que representa o tráfego agregado de todos os PTTs que estão em operação atualmente no Brasil.

ptt

São características fundamentais para a implementação adequada de um PTT:

  • Neutralidade – independência de provedores comerciais
  • Qualidade – troca de tráfego eficiente
  • Baixo custo das alternativas, com alta disponibilidade
  • Matriz de troca de tráfego regional única

A coordenação do PTTMetro, à cargo do CGI.br, e sua operação por organizações tecnicamente habilitadas (mas sem fins lucrativos) que estabelecerão os requisitos de arquitetura e gerência das interconexões, garantem os dois primeiros tópicos. A hospedagem dos PIXes em instalações comerciais com elevado padrão de segurança e infraestrutura, agregando-se matrizes de tráfego já existentes, é condição para obtenção dos demais quesitos acima.

No link abaixo, podemos encontrar os Ponto de troca de trafego mais próximo e solicitar a conexão.

http://www.internetexchangemap.com/

O vídeo abaixo apresenta o conceito de “troca de tráfego” e dos “pontos de troca de tráfego”, essenciais para o funcionamento da Internet. O vídeo foi ganhador de um concurso promovido pela associação de PTTs EuroIX, e mostra que a Internet funciona por conta da cooperação entre seus participantes. Vale assistir!

Espero que tenham gostado! E até o próximo post!


Para saber mais:http://www.ptt.br
http://www.equinix.com/pdf/whitepapers/PeeringWP.2.pdf
http://www.nanog.org/mtg-0405/pdf/norton.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Peering
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter20/06-migrando-as-intro.pdf
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter18/08-pttmetro.pdf

Glossário

AS Autonomous System é o conjunto de rede com a mesma política de roteamento.
ASN Autonomous System Number é o identificador único de 32bits para um AS. É normalmente alocado pelos RIRs.
PIX Ponto de Interconexão ou ponto de acesso ao PTTMetro.

1 comentário

  1. https://www.youtube.com/user/NICbrvideos pode ser útil também a quem tem problemas com inglês a nic faz bons videos em ptbr.

Deixe um comentário