Voltar para Mercado / Vagas

CONCURSO PETROBRAS 2011 – Inscrições a partir de 10/01/2011

Home Fórum Mercado / Vagas CONCURSO PETROBRAS 2011 – Inscrições a partir de 10/01/2011

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 39 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45815
    ferrugem
    Participante

    Olá pessoal. Já fazem alguns dias que estou para trazer esta informação aqui para vocês. Acredito que alguns já devem estar sabendo, pois desde o dia 16 de dezembro a Petrobras tornou público que realizará mais um Processo Seletivo Público para provimento de vagas e formação de cadastro, para diversos cargos. São, no total, mais de 800 vagas divididas em diversos cargos.

    Em especial, gostaria de comentar sobre as vagas para Técnico de Telecomunições e Engenheiro de Telecomunicações. Muito dos conhecimentos e das questões cobradas nas provas destes cargos, são questões relativas à redes de computadores. Portanto pessoal, está aí uma excelente oportunidade para quem está procurando um novo emprego ou até mesmo trocar de emrepgo/empresa.

    No caso do cargo de Técnico de Telecomunicações, as vagas são divididas por pólo de trabalho, sendo um total de 11 vagas, distribuídas em 9 pólos diferentes. Já para Engenheiros de Telecomunicações, são oferecidas duas vagas e, neste caso, o pólo de trabalho é NACIONAL, ou seja, a companhia pode te alocar onde for necessário.

    Vale ressaltar, conforme descrito no item 7.6:

    7.6 – Para todos os cargos previstos neste Edital, farão parte do cadastro, incluindo o número de vagas previsto,

    os(as) candidatos(as) aprovados(as) dentro das classificações abrangidas por até 10 (dez) vezes o número de

    vagas publicadas por cargo/polo de trabalho.

    O concurso será executado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO e as provas serão realizadas no dia 27/02/2011, ou seja pessoal, tem tempo de sobra pra estudar e passar!

    TODAS as questões referente à este concurso estão respondidas no EDITAL. Portanto, é altamente recomendável o estudo do mesmo. Aliás, na minha opinião, estudar e entender o EDITAL de um concurso, é tão importante quanto estudar o conteúdo programático do cargo que almeja.

    Como comentei acima, as inscrições serão abertas a partir do próximo dia 10/01 e vão até o dia 27/01 e as taxas de inscrição estão em um preço bem tranquilo este ano, em comparação com outros concursos, sendo R$ 30 para cargos de nível técnico e R$ 45 para cargos de nível superior.

    Para os estudos pessoal, além de estudar o conteúdo em si através de livros, apostilas, internet, etc, é ALTAMENTE recomendado o download das provas antigas referente ao cargo que irá fazer a prova. O site PCI Concursos é uma excelente opção.

    Desejo à todos que forem prestar este concurso, boa sorte e bons estudos! Como diz William Douglas, intitulado o "guru dos concursos", "Concurso não se faz para passar, e sim até passar"

    Abraços,

    Felipe Ferrugem!

    "Juntos somos ainda melhores!!!"

    #83270
    ferrugem
    Participante

    Galera, dando uma observada boa no edital (como eu falei é importante se estudar o EDITAL), reparei uma outra coisa que pode ser muito útil para muitos de vocês.

    Para o pessoal que já tem nível superior (lembrando que, infelizmente, não são aceitos cursos de tecnologia), especialmente os formados em Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações ou Engenharia Elétrica com ênfase/habilitação em Eletrônica, Computação, Controle e Automação ou Telecomunicações, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação, é ALTAMENTE recomendável uma análise no cargo de ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JÚNIOR – ELETRÔNICA, pois este cargo é o segundo cargo com o maior número de vagas disponíveis neste concurso, perdendo só para o cargo de Engenheiro Mecânico.

    Tendo em vista o item 7.6 do EDITAL que postei acima, e o número de vagas divulgadas, temos que para o cardo de ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JÚNIOR – ELETRÔNICA, poderão ser até 240 vagas! É muita coisa gente!

    Para se ter uma idéia galera do que eu estou falando, no último concurso que teve vagas para este cargo, realizado em 2009, também pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO foram 6058 inscritos. Aí você pode falar, poxa Ferrugem, é muita gente! Realmente, é um número bem alto de inscritos. Entretanto pessoal, fiz um levantamento rápido aqui de informações, e percebi que foi mais fácil do que vocês podem imaginar.

    A prova neste concurso, tinha um total, em pontos, de 140, sendo que a Petrobras exige que você obtenha pelo menos 60% de acertos, ou seja, teria de fazer 84 pontos nesta prova. Tá bom, mas e aí? Aí, que a pessoa (lembrem que forem 6058 inscritos) que passou em 29.º lugar, tirou extamente 84 pontos. Para se ter uma idéia, o primeiro colocado tirou 101 pontos. A prova não deve ter sido fácil, mas se estudar, com certeza passa!

    No documento de acompanhamento das convocações para admissão, mantido pela própria Petrobras, consta que 31 Engenheiros de Equipamentos Junior – Eletrônica foram contratados. Pode-se perceber que se, tivessem mais pessoas atingido a pontuação mínima, certamente teriam sido contratados. Isso só aumenta a possibilidade de que realmente efetivem a quantitativo informado neste novo edital de 24 vagas diretas e 10 vezes, incluindo as vagas diretas, de cadastro de reserva.

    Para quem tiver curiosidade, segue um pouco de informações sobre o concurso de 2009-1:

    Edital 2009-1: http://www.petrobras.com.br/downloads/about-us/careers/tenders/psp-2009-1/pdf/Edital.pdf

    Resultado final (Listagem dos aprovados): http://www.petrobras.com.br/downloads/about-us/careers/tenders/psp-2009-1/pdf/Edital-08.pdf

    Acompanhamento das convocações: http://www.petrobras.com.br/downloads/about-us/careers/tenders/psp-2009-1/pdf/2009-1-Acompanhamento-Convocacoes.pdf

    Abraços e bons estudos galera!

    Felipe Ferrugem

    "Juntos somos ainda melhores!!!"

    #83271
    Fabio
    Participante

    Tenho uma dúvida relacionado a concursos. No 2º post, o FERRUGEM deixou claro que cursos de Tecnologia não são aceitos em concursos. Mas, por exemplo, eu sou formado em Tecnologia em Redes de Computadores, e neste ano concluo a minha Pós em Criptografia e Segurança em Redes e pretendo daqui 2 anos iniciar o meu Mestrado em Telecomunicações. Neste caso, só porque fiz a minha graduação em Tecnologia, eu não tenho chances de concorrer em um concurso público ou o fato de eu ter Pós ou ate Mestrado anularia esta condição.

    Alguém saberia responder esta minha duvida e acredito que aqui no fórum temos muitos casos semelhantes.

    #83272
    lucio08
    Participante

     Bela duvida. Estou na mesma cituação e contudo mesma duvida.

    #83273
    Fernando F. Silva
    Participante

    Ouvi um colega aqui do trampo comentar que em concursos cursos de tecnologia são aceitos como superior mas quando a vaga tem um eng. é mais restrito sendo somente aceito cursos de Eng. XYZ , ele prestou prova a pouco tempo para uma vaga de engenheiro em um concurso do metro.

    #83274
    Fabio
    Participante

    Eu li em algum lugar que o governo baixou uma portaria autorizando o uso de cursos de Tecnologia em concursos públicos, sendo que a proibição só valeriam caso estivesse especificado a proibição do curso de Tecnologia para tal concurso, do contrario é valido quando se trata de curso de Graduação.

    #83275
    Gerson
    Participante

    O que eu já vi é o cara com formação de Tecnólogo concorrer com Analista, mas Tecnólogo com Engenheiro nunca. Até por que o concurso tem essa clausula: Registro no respectivo Conselho de Classe. Mesmo Analista não pode para essa vaga.

    Abraços.

    #83276
    rpedrosa1979
    Participante

    Concordo com o GERSON.

    #83277
    Fabio
    Participante

    Sim, mas o registro do CREA tambem é concedido para quem é Tecnologo, (no meu caso, eu spossuo registro no CREA-SP), mas realmente para concorrer a vagas de Eng. a formação exigida em concursos são para Engenheiros…tabem nunca vi.

    #83278
    ferrugem
    Participante

    Pessoal, essa discussão se Tecnólogo pode ou fazer concurso de nível superior é muito mais mito do que verdade. Os editais, pelo menos todos os que eu já vi, são bem claros nesse ponto, dizendo se pode ou não pode formação de Tecnologia para o cargo.

    A Petrobras tem por prática não aceitar cursos de Tecnólogo como nível superior, e isto está bem claro nos requisitos dos cargos:

    "REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado…"

    Alguns concursos aceitam Tecnólogos como nível superior, e isto também vem de forma clara nos editais. Prestei prova para o BNDES no ano passado, para o cargo de Analista de Sistemas e aceitava cursos de tecnologia da informação (podia ser telecom, computação..) e, pasmem, o salário para esta vaga era de mais R$ 8000, muito mais do que a Petrobras está oferecendo.

    Em relação a curso de tecnologia + pós ou mestrado, até onde eu sei, não te torna um engenheiro. Você será um Tecnólogo em Computação, por exemplo, com mestrado em Comunicações Ópticas, por exemplo. Entretanto, você continuará não atendendo o requisito do cargo, que é um curso superior, bacharelado. O que é avaliado não o conhecimento que você pode ter obtido com a sua pós ou mestrado, e sim o requisito proposto para a vaga.

    O que está acontecendo ultimamente com a Petrobras, especificamente, é que, aparentemente, eles não querem contratar pessoal muito experiente, visto quetodas as vagas abertas nos últimos 4 concursos publicos foram para cargos de nível júnior. Acredito que esta ação da Companhia seja para trazer pessoal mais jovem, tendo em vista que muitas pessoas estão para se aposentar nos próximos 5 anos. Esse fato se deu pois a Petrobras ficou um longo período (mais de 15 anos) sem fazer concursos no governo FHC, o que gerou esse grande "gap" de gerações.

    No edital está escrito, também:

    "Outras formações nessas áreas serão aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais de uma das Engenharias exigidas. Registro no respectivo Conselho de Classe."

    Resumindo, para todos os cargos de nível superior, é exigido, como requisito, curso superior, bacharelado nas áreas solicitadas ou o atendimento ao citado acima, em relação à outras formações.

    Para concluir, Tecnólogo pode SIM fazer concurso público, mas a Petrobras ainda não aceita essa formação para os seus cargos de nível superior.

    Espero que tenha esclarecido a dúvida pessoal.

    Abs,

    Felipe Ferrugem!

    "Juntos somos ainda melhores!!!"

    #83279
    diogoiori
    Participante

    Pelo que eu ando acompanhando nos concursos por aí, só a Petrobras ainda não está aceitando Tecnólogos para cargo de nível superior.
    Tribunais, Bancos e outros não falam em Bacharel, apenas em graduação de nível superior.
    Espero que seja questão de tempo para a Petrobras começar a aceitar Tecnólogos.

    #83280
    Fabio Santos
    Participante

    Ferrugem, parece que tambem não se aceitam tecnólogos para cargos de técnicos. Interessante que na Coelba (energética da Bahia) por exemplo, tem vários tecnólogos como analistas(cargo para curso superior), bem como ocupando cargos de técnicos. Acho que como a empresa é pública, deveria aceitar pelo menos como tecnicos, já que vários cursos de tecnologia são reconhecidos pelo MEC. Apesar de que, aqui na Bahia há uma discurssão sobre as funções que podem ser exercidas por um tecnólogo até no CREA. De qualquer forma, não fique chateado. Seu conhecimento é seu para sempre, e isto, ninguem te tira!

    #83281
    Fabio
    Participante

    As funções exercidas por um Tecnólogo com cadastro no CREA se limita a apenas “acompanhamento” de projetos afins, mas a assinatura no projeto final deverá ser de um Engenheiro.

    #83282
    ferrugem
    Participante

    Pois é Fabio, eu já comentei várias vezes com o pessoal por aqui: “Poxa, já que não aceita como nível superior, pelo menos que aceitasse como nível técnico.” Mas, infelizmente nem isso é considerado.

    Em relação aos outros concursos, assim como comentei, fiz concurso para o BNDES e eles aceitavam tecnólogos. Neste caso, o salário é bem maior. Um outro exemplo, foi agora a pouco tempo, se não me engano a prova foi na segunda semana de dezembro, para a comissão de valores mobiliários (CVM-RJ), cujo cargo de Analista de Sistemas – Infraestrutura aceitava formação em tecnologia e o salário era acima dos 12K, bem melhor que a Petrobras está pagando atualmente para o mesmo cargo de Analista de Sistemas, que neste concurso não teve nenhuma vaga aberta (Certamente terá outro concurso este ano. Podem esperar!)

    É isso ae pessoal. O negócio é meter as caras nos estudos e depois colher os frutos do esforço.

    Abraços,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    #83283
    Thiago Hübes
    Participante

    Ferrugem,  eu trabalho como técnico de telecomunicações na Eletrosul, e ganho periculosidade. Gostaria de saber se téc. de telecom da BR tem periculosidade.

    Abs

    #83284
    Diogo Mendes
    Participante

    Obrigado por compartilhar a informação Ferrugem!

    Sobre a questão do curso superior, particularmente penso que para cargos de engenheiro, obviamente deve-se exigir curso superior de engenharia, mas para outras vagas que não sejam para especificamente para engenharia, considero um absurdo excluir quem tem formação superior de Tecnologo.

    Se o curso é reconhecido pelo MEC, entidade responsável pela educação no país, é errado fazer tal diferenciação. Os concursos deveriam visar contratar os melhores profissionais e claramente em nossa área o curso superior de 4 ou 5 anos não garante esse status. Para um cargo de analista, vale muito mais um profissional CCIE do que um engenheiro de telecom sem experiência.

    Vamos torcer para que esse tipo de “preconceito” desapareça com o tempo.

    Abraços.

    #83285
    Fabio
    Participante

    O nome disto Diogo é ‘FALTA DE REGULAMENTAÇÃO’

    #83286
    ferrugem
    Participante

    Thiago Hübes, todos os funcionários da Bacia de Campos recebem adicional de periculosidade. Considere como salário o que eles anunciam como remuneração mínima no Edital. Sua carteira será assinada com um valor, mas devido à essa remuneração mínima, você receberá exatamente o que está em Edital.

    Diogo, acredito que mais cedo ou mais tarde, a Petrobras vai aceitar formação de Técnólogos para alguns cargos. Entretanto, grande parte dos cargos exigem formação em alguma Engenharia e, neste caso, não concordo com a equiparação.

    Lembrando que, para concursos públicos, o seu conhecimento vai fazer toda a diferença em passar ou não na prova, mas deve se levar em conta o que se pede no Edital!

    Abraços e bons estudos galera!

    Felipe Ferrugem

    "Juntos somos ainda melhores!!!"

    PS: Recomendo a leitura do meu segundo comentário nesta discussão!

    #83287
    Benjamim Gois
    Participante

    Obrigado por divulgar o concurso ferrugem ! muito bom saber.

    Esta questão do cargo de analista é bastante questionável, o que algumas empresas fazem é exigir formação em engenharia para cargos de analista que pagam abaixo do piso da categoria. Isto é no mínimo ILEGAL ! Se a exigência é formação em engenharia o mínimo que se deve pagar é o salário de um eng. júnior. Estas empresas se aproveitam da falta de fiscalização do conselho de classe que “teóricamente” regula a profissão.

    #83288
    Diogo Mendes
    Participante

    Ferrugem, foi exatamente o que quis dizer. Se a empresa tem um cargo de ENGENHEIRO, é evidente que deve-se exigir curso de engenharia. Qualquer outra vaga que peça curso superior, deve-se obrigatoriamente aceitar tecnologo, pois eh um curso superior como qualquer outro.

    Abraços.

    #83289
    phillipe
    Participante

    valeu pelas dicas ferrugem

    #83290
    band2headboy
    Participante

    Diferença entre o tecnólogo e o bacharel, é que normalmente o tecnólogo aprende menos coisas inúteis. E a diferença entre o engenheiro e o outros, é que só o engenheiro acha que vai ganhar 4.5k logo no início e não ganha 🙂

    O que é bom e ruim na nossa área é que um CCIE vale muito mais que uma graduação, mas isso só para gente, porque quem faz o edital não tem como beneficiar qualquer tipo de certificação de fabricante.

    #83291
    Fera
    Participante

    Cara, dependendo da área dá sim pra ganhar 4,5K logo no início como engenheiro. Mas isso se o cara for contratado como ENGENHEIRO e não como analista (que é o que acontece com a maioria dos engenheiros de hoje em dia).

    #83292
    saraivao
    Participante

    Pessoal, sou Técnico em Telecomunicações Júnior na Petrobras! Trabalho neste cargo a apenas 6 meses, fiz a inscrição para o concurso no final de 2009, a prova no inicio de 2010 e fui chamado no meio do ano. Qualquer dúvida, perguntem! Abraços.

    #83293
    carcara
    Participante

    Opa saraivao!!! se tem a prova em algum lugar???? se achou muito dificil???? passou em que lugar????? para onde se foi chamado (qual região)?
    vlw
    inté

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 39 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.