Voltar para Geral

Distância máxima de 100m também é aplicavel em telefonia fixa analogica?

Home Fórum Geral Distância máxima de 100m também é aplicavel em telefonia fixa analogica?

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45054
    Dragon Killer
    Participante

    hein, hein? queria saber!

    Usei cabo utp cat5e, só que acho que ultrapassou 100m do dg da telefonica…

    #77025
    minicz
    Participante

    Depende… Vc deve analisar a distãncia máxima entre a central  e o aparelho. Sei de casos, tanto em telefonia pública bem com dentro de empresa, de mais de 4 km.

    #77024
    Fabricio Neves
    Participante

    Olá Dragon,

    Para o caso de cabeamento estruturado, a norma contempla 800m para telefonia.

    #77026
    Rangél
    Participante

    Os 100 metros que você fala são relativos. Se são 100 metros a partir do DG, do DG para trás tem mais quantos metros até a central telefônica? Você não pode considerar só trecho do cabeamento no seu cálculo, tem que considerar a distância desde a placa da central até o telefone!
    O tipo de cabo utilizado antes também influencia. No trecho de 100 metros você usou UTP, mas antes disso pode existir cabo telefônico comum mais fino com mais perdas. A distância que uma linha telefônica analógica pode ser instalada depende diretamente do cabo utilizado.
    Mas isso tudo é só pra ilustrar o que se leva em conta para uma linha telefônica. Uma linha pública de 48 Volts de uma central pública boa (Alcatel, Ericsson, Siemens, NEC, etc.) pode funcionar até 10 km com qualidade satisfatória.

    #77027
    Silvio Luis
    Participante

    rangelcf o que Fabrício falou esta na norma.. e não são 100mts são 800mts..!!

     

    #77028
    Rangél
    Participante

    Sílvio, não tive o objetivo de questionar a distância do ponto de vista das normas, nem o que já foi mencionado. Apenas quís esclarecer e acrescentar a informação de que do ponto de vista do funcionamento de uma linha telefônica, considera-se todo o percurso de fio para instalação e não apenas um trecho.

    Já faz tempo que estudei as normas de cabeamento estruturado e já não lembro mais das distâncias para voz (se é que cheguei a ver isso!!!). No entanto, se parar pra pensar que um ponto de cabeamento estruturado deve poder ser usado ou pra voz ou pra dados, então nenhum ponto poderia ter cabo com mais de 90 metros. Pelo que me lembro (se não estou enganado) a especificação da norma é que o cabo do rack até a tomada pode ter até 90 metros e, considerando os cabos de manobra, pode-se chegar até 100 metros de cabo/distância.

    Voltando a questão inicial do Dragon, acho que o caso dele depende se ele fez um ponto em um sistema de cabeamento estruturado ou se ele simplesmente usou cabo UTP ao invés de cabo telefônico para instalar uma linha. (Você pode usar UTP para várias coisas, mas nem tudo que se faz com UTP é considerado cabeamento estruturado).

    #77029
    Fabricio Neves
    Participante

    @rangelcf

     

    A distância de 800m citada se refere à cabos multipares de telefonia, que são previstos no cabeamento estruturado, sua teoria de que os cabos UTP de quatro pares só podem ter até 90m no cabeamento horizontal está correta, porém quando falamos de um backbone multipar para telefonia a distância é de 800 metros.

    De qualquer sorte o questionamento do Dragon ficou pouco informativo, ele já deve ter sanado a dúvida dele.

    #77030
    paulogoncalves
    Participante

    olá Dragon!

    Trabalhei 5 anos estalando linhas fixas e cheguei a puxar mais de 2Km de fios. Só que utilizava o fio rígido utilizado nas redes aéreas pela Oi.

    #77031
    Dragon Killer
    Participante

    Opa pessoal, obrigado a todos que me ajudaram. A minha principal questão é que em cabeamento de rede estruturado não podemos ultrapassar 100m, pois começaria a haver atenuação dos pulsos elétricos do cabo. Mas como o pessoal já disse essa regra não é aplicavel em telefonia (convencional).

    E como o rangelcf disse, foi utilizado UTP somente para instalar uma linha telefônica, que estavamos precisando com certa urgência na fábrica – a.k.a. gambiarra hahahahaha

    #77032
    minicz
    Participante

    Dragon,

    Cuidado com os conceitos… todo sinal atenua quando atravessa um cabo elétrico. O que temos é que após certa distância essa atenuação pode interferir na recepção do sinal.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.