Voltar para Mercado / Vagas

Passei no exame!!! E agora?

Home Fórum Mercado / Vagas Passei no exame!!! E agora?

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #49048
      Fabio_rsk
      Participante

      Olá pessoal!!!

      Finalmente, depois de 1 ano e meio estudando (isso mesmo rs), consegui passar ontem no exame 200-120 de primeira com um score de 958/1000.
      No caso, utilizei o livro CCNA 5.0 do Marco Filippetti (minha nova bíblia), e as aulas do curso da CloudCampus para estudo.
      E claro, todas as dúvidas que eu tinha eu já pesquisava no fórum. Então obrigado a todos também 😀

      Então vem a dúvida: Agora que sou certificado, e só preciso pedir o PDF por email, como eu posso começar a trabalhar na área?
      Eu pesquisei algumas vagas por cima, e a maioria pede experiência em Redes junto com a certificação!!! Mesmo com a certificação, é tão difícil conseguir uma vaga??
      Claro que a crise não tá ajudando, mas mesmo assim rs

      Atualmente, sou formado em Redes de Computadores e tenho o Certificado CCNA, mas acho que isso não basta.
      Queria muito começar a trabalhar na área, mas acho que não é tão simples como eu pensava sair do Suporte kkkk

      Valeu galera 😀
      Um abraço!!!!

    • #117633
      renanrolim
      Participante

      Tu é da onde?

    • #117634
      Paganlango
      Participante

      Bom,

      Primeiramente parabéns pela nova conquista, no caso do “e agora” o lance é começar a se jogar no mercado cara, procurar empresas com cargo de Jr para ganhar experiência, correr atrás do inglês e continuar a saga, algumas empresas tem isso como requisito para ingresso. De onde você é?

    • #117635
      Fabio_rsk
      Participante

      Opa. Sou de Barueri, São Paulo.
      Tenho fácil acesso pra Osasco, centro de São Paulo, Itapevi, Carapicuíba…e Barueri 😀

      Valeu galera 😀

    • #117636
      AlanXT
      Participante

      Barueri tá cheio de DC.
      Nao tem vagas por la?

    • #117637
      Fabio_rsk
      Participante

      Então. Eu não tenho experiência na área, e tô procurando uma vaga Junior pra começar. Mas eles estão pedindo experiência.
      É complicado pq, como eu acabei de tirar a certificação, eu estou com tudo na cabeça. Então seria ideal pra arrumar um trabalho e ir aprendendo a rotina.
      A experiência de 9 anos na área de informática inclui “somente” Windows Server, Sonicwall, Linux, e o velho Suporte (que tô querendo sair faz tempo rsrs)

      É praticamente uma mudança de área…começar do zero. Difícil arrumar uma empresa por aqui que queira alguém sem experiência rs
      Pelo menos eu não achei ainda…

    • #117638
      Fabio
      Participante

      Parabéns pela conquista…cara, assim, se eu deixasse de mandar meu currículo para vagas que eu não possuía todos os pré-requisitos, acho que não estaria trabalhando e evoluído profissionalmente na carreira.

      Arrisque assim mesmo…um NÃO você já tem, só depende de você transformar ele em um SIM.

      E continue, aperfeiçoe o inglês e avance para o CCNP…

    • #117639
      Luis Felipe
      Participante

      Fabio_rsk, sempre depende do que as empresas procuram, muitas querem que a pessoa tenha “experiencia” justamente pq nao querem pagar treinamento e nao estao nem ai p longo prazo. Outras buscam alguem que tenha vontade e consiga aprender coisas novas, que seja criativa etc, e principalmente que fique por um bom tempo com eles. Nao eh so a experiencia tecnica que conta, tem o lado pessoal tbem.

      Concordo com o Fabio, no comentario anterior. Mande teu CV p as vagas que vc achar interessante, algo vai dar certo.

    • #117640
      Fabio_rsk
      Participante

      Fabio e Luis Felipe, obrigado. Vou fazer isso mesmo: ir enviando currículo e se eu encaixar no perfil, eles chamam. Preciso arriscar rs

      Obrigado pelo apoio pessoal 😉

    • #117632
      diegolc10
      Participante

      Fabio parabéns cara, assim não sou tão experiente na área não mas percebi que algumas empresas estão colocando vagas no mercado pessoas que tenham “conhecimento equivalente” ao CCNA, ou seja, é uma vaga pro cara colocar a mão na massa mas a empresa não quer pagar o valor da certificação no mercado.
      Pode ser uma boa pra conseguir pegar experiência no início mas lembre-se que você já é um profissional diferenciado por ter a certificação.

      Outra coisa, as empresas estão procurando muitos funcionários bombril (1001 utilidades) que faça redes, firewall, voice, server, frite bife e sirva café kkk então pode ser uma oportunidade também a sua xp com linux e Servers (mas cuidado).

    • #117641
      vcaixeta
      Participante

      E outra, Cisco nao ‘e tudo!! Voce tem 9 anos de experiencia em Linux? Acredite, vale mais do que qualquer conhecimento em Cisco 8)

    • #117642
      JoseBalbuena
      Participante

      Fabio_rsk, esse teu conhecimento em Linux e servidores, acredita em mim vai te dar um up no CV…os engenheiros de redes, vao precisar saber Linux e alguma linguagem de programacao…

      Abcs
      Jose

    • #117643
      Fabio_rsk
      Participante

      Olá pessoal. Desculpa a demora na resposta, mas ficou meio complicado aqui na empresa rsrs

      Então…percebi que as empresas estão procurando muito funcionários pra fazer tudo…aí fica complicado achar alguma coisa boa pra gente ter um foco a mais na profissão.
      Até agora só surgiram vagas desse tipo pra mim. Mas esse não é meu objetivo. Se eu fosse aceitar vagas do tipo, continuaria na empresa que estou.

      Mas ok…vou continuar procurando. Obrigado pela ajuda galera 😉

    • #117644
      vcaixeta
      Participante

      Eu nao acho que querem alguem para fazer tudo, eu acho que se a empresa contrata um Network Engineer eles querem alguem que conheca de Redes e seus protocolos, nao importa se o Switch ‘e Cisco, Juniper ou Arista, Switching ‘e Switching, vlan ‘e vlan, o mesmo para Firewall, Firewall ‘e Firewall nao importa se ‘e ASA, Fortigate, SRX… (unica exce’cap seria Checkpoint, nao sei como tem gente que gosta disso!).

      Se quer focar no area de Redes, aprenda a fundo a tecnologia, o importante ‘e saber o que fazer, onde clicar voce aprende lendo o configuration guide 😉

    • #117645
      diegolc10
      Participante

      @vcaixeta

      Cara concordo com vc que o analista/engenheiro de redes tem que conhecer a tecnologia e não o vendor (tem gente no mercado q só fala Cisco), porém o que o mercado quer hoje em dia é um Engenheiro (especialista) de redes, que tenha conhecimento (especialista) em Segurança/Colaboration/Servers/Virtualização/Linux/Wirelles e que vai pagar equivalente a um Jr. de qualquer uma dessas áreas.

      Já fiz entrevista em que o RH me perguntou se eu ajudaria a montar/instalar No-Break e Ar condicionado…..

      A solução é se especializar (1 ou 2 áreas) e se valorizar (não aceitar qualquer coisa).

      Abraços

    • #117646
      Daniel.Matozinhos
      Participante

      Realmente, tenho vivido este dilema. Belo Horizonte não é “polo” de TI igual SP e RJ, mas o cenário segue sem alterações “… procuram muitos funcionários bombril (1001 utilidades) que faça redes, firewall, voice, server, frite bife e sirva café…” (Tive que dar um Ctrl C + V, pois essa descrição é perfeitíssima, faltando somente certificação Java, BI, e ainda DBA).

      Acredito (opinião pessoal) que o lance é identificar algumas tecnologias que possui maior demanda e número pequeno de profissionais e “meter a cara” nisso. Tô começando á chegar nessa conclusão de que; não adianta fazer o que tu gosta, se a demanda atual é baixa e o retorno $$$ é miserável.

    • #117647
      Fabio_rsk
      Participante

      Então…é justamente isso que o Daniel.Matozinhos comentou. Tudo bem que a exigência é muita, e que o salário é pouco. Mas eu penso: Tenho amigos que trabalham na área de redes, e que realmente só tem foco em REDES!!!!
      Agora… ontem acabei recusando uma vaga que a pessoa me pede formação em Redes de Computadores + CCNA e experiência. Até aí tudo bem. Mas quando vc olha as atividades, tem que administrar servidores (Windows e Linux), site da empresa, infraestrutura, atender usuários….quando menos percebe, vc tá olhando impressora com a folha atolada enquanto tem uma pendência em que uma VLAN não comunica com a outra (só um exemplo).
      Todo mundo (ou quase todos) que começam na área de informática passam pelo suporte antes de ver qual será o caminho a seguir. Mas se não tomar cuidado, você acaba fazendo sempre a mesma coisa…mesmo com formação, certificado, etc.
      Não desmerecendo quem faz esse trabalho. Tanto que eu atualmente trabalho com suporte e administração de servidores. Mas eu tenho certeza que consigo um trabalho melhor se eu procurar….tenho exemplos pra isso.

      Mesmo com essa crise, vou continuar procurando e filtrando até achar uma vaga e eu me encaixe.

    • #117648
      falvarez
      Participante

      Fabio_rsk
      Li seus comentários e dos demais. Trabalho com suporte a 9 meses aqui em uma unidade de SP- capital.
      Estou de saco cheio de desatolar folhas, instalar programas,configurar e-mails e tal.
      Mi formei em redes em dezembro de 2015 (SENAI). Meu foco foi sempre redes, desde o inicio da minha jornada em TI.
      Foque me empresas que tenham como “ganha pão” demanda por redes, e assim será valorizado e reconhecido.

      Um exemplo aqui da minha unidade, é que uma empresa terceirizada (RJ NETWORK), faz todo o roteamento entre as demais unidades da empresa.
      Procure por este tipo de empresa, e recuse os cargos bombril.
      Se valorize afinal vc é um CCNA!!!!

    • #187607
      guilhermee
      Participante

      Parabéns pela certificação! E saiba que se você conhece bem de Linux, provavelmente já tem base teórica e até pratica para muita coisa e a transição para redes será muito tranquila.Sobre vc ser “faz tudo” isso é só em empresa micro e que o cara de infra precisa só fazer rota estática, colocar um firewall, um squid, meia dúzia de servidores e trocar mouse.Empresa maior, é segmentado e precisa de especialista, não de profissional pato.

      Você está muito próximo à Alphaville, onde estão concentradas as empresas de serviços, muitas das Gold Partners também.O grande problema é que a situação econômica desde o ano passado está péssima, sem perspectiva de melhora a curto prazo, então as empresas estão congelando as vagas, fora que tem muito profissional experiente no mercado devido aos cortes do ano passado.Enfim, logo você consegue algo, talvez não o ideal, mas um NOC em um ISP ou integradora já seria um começo.

      De resto é torcer para que um milagre aconteça e que nossa fraca economia respire. Só para comparação, há 4 ou 5 anos atrás quando tirei o CCNA, na semana pós certificação já tive duas propostas de trabalho e nunca tinha nem entrado em roteador de verdade, bons tempos rs.

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.