Voltar para Problemas do mundo real

Vlan com Catalyst 2960 e 3com 4200

Home Fórum Problemas do mundo real Vlan com Catalyst 2960 e 3com 4200

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #43587
    marjosantos
    Participante

    Galera estou com um problema, preciso implementar um novo projeto e tenho que montar algumas vlans, mas tenho que integrar os 3com, alguem pode dar uma luz??? pela Vlan 1 (padrão) rola normal, mas nas outras não se comunicam. todas com mesmo nome tanto no Catalyst como 3com. abraço

    #63694

    marjorsantos, dê uma lida nesta discussão, pode ajudar:

    http://blog.ccna.com.br/forum/comments.php?DiscussionID=1382 

    #63695
    cirow
    Participante

    Bom fica dificil entender o que voce esta querendo, sempre que voce quer comunicar vlans diferente voce precisa de um elemento layer 3
    Pelo que eu entendi voce tem o 3com na vlan 1 e o catalyst com outras vlans é isso? Se voce tiver seu catalyst separado em vlans o que voce precisa fazer é no catalyst associar a mesma vlan da pilha do 3com que voce quer integrar, nao importa se no 3com é vlan 1 e no Catalyst é vlan 200 , se esta porta não é trunk ela nao vai passar tag de Vlan.

    #63696
    marjosantos
    Participante

    Bom pessoal, obrigado pelas sugestões. consegui agora ta tudo ok!
    a proposta é que eu consiga me comunicar dentro das vlans, independente do tipo de switch, ou seja
    por exemplo se eu criar a vlan 500 no catalyst, tenho a mesma vlan 500 no 3com, a mesma num edge-core…

    a dificuldade era entender a config nos 3com, ja que tenho modelos diferentes e OS diferentes mesmo nos 3com.

    fiz um roteiro básico que auxilia acredito ser útil como exemplo…

    Catalyst 2960

    Criando Vlan´s

    Vlan Database
    Vlan (numero da Vlan)
    Name (Nome Vlan)
    Vlan (numero da Vlan)
    Name (Nome Vlan)
    Apply
    Exit

    Configurando trunking

    Interface FastEthernet 0/1 (pode ser GigaEthernet)
    Description (descrição da conexão trunk)
    Switchport mode trunk

    Atribuindo portas às Vlan´s

    Interface FastEhernet 0/2
    Description (descrição da conexão)
    Switchport Access vlan (numero da Vlan)

    Interface FastEthernet 0/3
    Description (descrição da conexão)
    Switchport Access vlan (numero da Vlan)

    3COM 4200

    Criando Vlan´s

    Select menu option (bridge/vlan): create
    Select VLAN ID (2-4094)[3]: (numero da Vlan)
    Enter VLAN Name [VLAN 10]: (Nome da Vlan)

    Configurando trunking

    Select menu option (bridge/vlan/modify): add
    Select VLAN ID (1-2,116,120)[1]: (numeros das Vlan´s)
    Select bridge ports (AL1-AL4,unit:port…,?): porta do Trunking
    Enter tag type (untagged,tagged): tagged

    Atribuindo portas às Vlan´s
    Select menu option (bridge/vlan/modify): add
    Select VLAN ID (1-2,116,120)[1]: (número da Vlan)
    Select bridge ports (AL1-AL4,unit:port…,?): (número da porta a ser atribuida a Vlan)
    Enter tag type (untagged, tagged): untagged

    abraço

    #63697
    Rangél
    Participante

    Esse tópico já é antigo, mas vou aproveitá-lo pois estou com um problema em um ambiente parecido.
    Tenho uma rede com switches Cisco 2960 e 3Com SuperStackII 3300 e 4200, com core Cisco 3750.
    Preciso segmentar esta rede em VLANs para dados e voz, pois na empresa em questão existe um PABX IP.
    Nas portas dos switches são ligados telefones IP com duas portas switch e aos telefones IP são conectados os micros da rede (estações de trabalho).
    No caso, as portas dos switches precisam se comportar de maneira híbrida, ou seja, elas serão tipo um “trunk” para o telefone IP e “access” para os micros.
    Para fazer esta configuração nos switches Cisco, não vejo problema, pois como já vi em outros tópicos, vou programar as portas como “access” para vlan x e como “voice” na vlan y.

    Agora quanto aos 3Com que o bicho tá pegando. Só encontrei configuração de porta “tagged” (idêntica à trunk do Cisco) e “untagged” (idêntica à access do Cisco). Não encontrei nenhuma configuração para deixar as portas tagged para a vlan de voz e untagged para vlan de dados.
    Alguém já passou por situação semelhante e sabe como configurar os switches 3Com nesta situação?

    Grato.

    #63698

    Rangel,

    Se não me engano, os 3300 e 4200 da 3COM não aceitam duas vlans na mesma port.

    Isto na 3COM eles chamam de port link-type hybrid e somente nos modelos em produção com o Comware recente isto é possível.

    Abs,

    Manuel.

    #63699
    Marcos Silva Jr.
    Participante

    Se todos os seus switches, independente de fabricante, seguem o IEEE 802.1q certinho, funciona sim! É só configurar na porta do switch, tagged para a vlan de voz e untagged para a vlan de dados (com pvid da porta na vlan de dados). É necessário que os telefones IP façam o tag da vlan de voz no pacote de camada 2.

    Implementei vários ambientes com telefones IP Siemens e switches Enterasys, Nortel e Cisco, e funciona até hoje sem problemas.

    Qualquer dúvida, pode postar.

    Marcos

     

    #63700
    Rangél
    Participante

    Manuel e Marcos muito obrigado pelas respostas.

    Dei uma boa estudada nos manuais da 3Com e nos switches em questão e confirmei o que o Manuel falou. Essa série antiga da 3Com (3300 e 4200) não tem recurso para associar duas VLANs na mesma porta criando uma porta híbrida. Só nas séries seguintes que há o comando port link-type hybrid. E nas mais atuais me parece que eles (3Com), a exemplo de outros fabricantes que conheço (Cisco, Extreme), até criaram uma programação de VLAN de voz nos switches.

    No meu caso pensei em fazer uma gambi assim: programar as portas de switches onde estão conectados telefones IP como tagged (trunk) e nos telefones configurar uma VLAN de voz (do telefone) e uma VLAN na porta PC do telefone para o micro. No caso, cada telefone funcionaria como um switch cascateado. Não sei se alguém já trabalhou assim.

    Acho que daria certo a configuração, mas não tive como testar. Os telefones que existem no local em que esta rede está (Grandstream BT-200), suportam só uma VLAN para o telefone, não achei maneira de configurar uma VLAN para porta PC como já vi em outros telefones IP (Cisco, Yealink, etc).

    #63701
    Marcos Silva Jr.
    Participante

    Rangel,

    Acho que você não entendeu minha explicação. Não se trata de associar duas vlans na mesma porta, e sim configurá-la como trunk, tagged para a vlan de voz e untagged para a vlan de dados. O pvid da porta será apenas um, o da vlan de dados.

    Marcos

     

    #63702
    Rangél
    Participante

    Marcos, mais uma vez obrigado.
    Eu entendi sim a explicação. É isso que eu faço em switches Cisco. O que acontece é que nos switches antigos da 3Com não encontrei como fazer essa configuração. O modelo 3300 é configurado via WebBrowser e a configuração de VLAN nas portas é com uma caixa drop-down onde só é possível selecionar uma opção. No 4200 é por comandos, mas através de menus onde se seleciona o que vai configurar. Neste não vi como adicionar uma mesma porta como tagged e untagged em VLANs diferentes.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.