«

»

jul 11 2010

Cisco IOS versão “estudante” – entre na briga para que a Cisco libere uma!

Liberação do IOS para estudo: Este blog já levantou esta bandeira há mais de dois anos atrás, quando este assunto já era discutido mundo afora. Eu também toquei no assunto em minha dissertação de mestrado. Na época do post no blog, Christophe Fillot – criador do Dynamips – contatou a Cisco sobre o tema e obteve algumas respostas. Basicamente, a Cisco resistia à idéia justificando que liberar um IOS para estudantes poderia gerar chamadas de suporte e a empresa não pretendia alocar recursos para isso – o que fazia algum sentido, se pararmos para pensar. Por outro lado, a Cisco sempre reconheceu a existência e a eficácia do Dynamips como ferramenta para catequizar engenheiros de rede em suas plataformas, mas nunca endossou oficialmente seu uso – apesar de fazer “vista grossa” à utilização extra-oficial do IOS nesta plataforma, mesmo que infrinja o EULA do software, que claramente diz que seu uso é restrito à plataformas Cisco. (NOTA: Diz-se por aí que Christophe Fillot – desenvolvedor do Dynamips – foi convidado pela própria Cisco a trabalhar com eles ajudando no desenvolvimento de software e que, por isso, o desenvolvimento do Dynamips simplesmente parou, de uma hora para outra).

Bom, ainda assim este assunto parece estar avançando lentamente, desde então, com uma certa inclinação da Cisco em liberar uma versão do IOS para estudos / treinamentos / prática. A discussão completa pode ser lida no blog Packet Life, incluindo o resultado da conversa de Wendell Odom com o diretor de marketing da divisão educacional da Cisco sobre o tema.

Independentemente disso, o blog Ethereal Mind lançou uma petição online para tentar agilizar o processo junto à Cisco. Creio que é nosso papel aderir à esta petição, já que somos uma das partes mais interessadas na liberação do IOS para estudo. Portanto, vamos lá! Acesse o link da petição e participem! Vamos fazer nossa parte!

Abs,

Marco Filippetti 



Comente usando o Facebook!
0
0

18 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marcelo Nunes

    Ta lá Marco, assinado. Vamos torcer para eles ohlarem para isso como uma forma de aproximar mais os estudantes a cisco.
    Vamos pessoal, colaborar com isso vai ser fundamental para todos nós.

    Att
    Marcelo Nunes

    0

    0
  2. Deco

    Demorô! to dentro ja :]

    Abs!

    0

    0
  3. Tiago Pereira

    Feito

    0

    0
  4. charlesrocha

    Feito marco vamos contribuir com isso!

    0

    0
  5. Eron Melo

    Acabei de aderir também!!!!!!

    Abs,
    Eron Melo

    0

    0
  6. Thiago Rafael

    Feito também !!!

    Tomara mesmo que olhem pra isso e vejam que têm muitos estudantes interessados !

    Abraços,

    Thiago

    0

    0
  7. lyon

    Aderido!

    0

    0
  8. Tiago Lima

    Assinado!

    0

    0
  9. Daniel Gurgel

    Se a Cisco tirasse as limitações de uso no Packet Tracer e colocasse pelo menos um ambiente completo para uso de switches e roteadores dentro do software, não haveria essa necessidade.

    Até porque… ela vai liberar um IOS “estudante” e vamos executar a mesma onde? Em qual plataforma? Como foi dito nos posts, o Dynamips acaba por violar os termos de licenciamento…

    0

    0
  10. roberto_mendes

    Assinado tbm.

    0

    0
  11. Thiago Ruiz

    É brincadeira isto. Nós temos que pagar para estudarmos e nos certifcarmos Cisco e ainda assim eles não liberam um IOSzinho pra gente treinar?
    Vou aderir a causa e esperar né?
    Abraço
    Thiago Ruiz.

    0

    0
  12. Kalau

    Assinado

    0

    0
  13. wellington.mi89

    Thá lá a marca..rs. Tomara que dê certo.

    0

    0
  14. Sérgio F.S

    Bom ponto de vista o do Daniel. Para usar o IOS, se eles liberarem uma versão para estudo, temos que ter um equipamento. Ou violar o termo de uso com o Dynamips.

    0

    0
  15. ArcanjoV8

    Espero que isso seja aprovado o quanto antes, aproveito para divulgar aos interessados que conheço nesta área.

    Vlw Marco!

    0

    0
  16. eliasvmiranda

    Apoiado Marco, estamos na torcida.

    0

    0
  17. anfer

    Feito. realmente, se existisse um packet tracer sem as limitações existentes, já quebraria um galho.

    abs

    0

    0
  18. zekkerj

    Acredito que a tal “versão para estudantes” seria feita especificamente para rodar no dynamips, em torno de uma plataforma fictícia específica.

    Porém…

    Eu acho que não rola, a Cisco não vai aceitar. O grande problema é que não tem como a Cisco evitar que esse tal IOS de estudante venha a ser usado em redes reais, sem “capá-lo” de alguma forma.

    0

    0

Deixe uma resposta