Pesquisa – Salários de T.I. no Brasil

É, este sempre é um post que acaba rendendo…! Alguns ficam surpresos, outros indignados, uns poucos, felizes. Mas o resultado desta pesquisa mostra um pouco da realidade do setor de T.I. no Brasil. Interessante ressaltar que esta não é uma destas pesquisas encomendadas (cujos resultados eu sempre acho estranhos – para não falar outra coisa). Esta pesquisa é nada menos que uma planilha que fica no Google Docs, criada por um indivíduo anônimo e que é livre para quem quiser popular com informações. Eu já a acompanho há algum tempo, e acho bem interessante o resultado.

Hoje, ela possui cerca de 200 entradas, com salários de todas as regiões do Brasil (algumas mais que outras, obviamente). Como não há interesse em mentir, eu até diria que o conteúdo dela é, até certo ponto, confiável. Pelo menos parte dele, que seja 😉

Minha versão da planilha tem uma série de erros corrigidos, duas tabelas dinâmicas e um gráfico, para facilitar a visualização dos dados. Vocês podem baixá-la aqui. Notem que os salários mais altos estão concentrados em SP, DF e MG. Curiosamente, RJ não figura entre os estados que “melhor pagam”. Pode ser apenas um reflexo do pessoal que preencheu a planilha, ou uma coincidência mesmo. De qualquer forma, populem esta planilha (a que está online) se ainda não o fizeram. Quanto mais dados, melhor e mais próximo da realidade ela fica.

Os dados constantes na planilha são relativamente recentes (entre 2010 e 2012). Então, não estão tão defasados.

pesquisa_tab.jpg

pesquisa.jpg

OBS: Pegando carona na sugestão do Minu e outros aqui no blog, criei uma versão da planilha para ser preenchida pelos usuários do blog. Para os “cagões”, não se preocupem… não é preciso identificar-se ou colocar o nome da empresa, ok? 😉 Participem! Quem sabe esta não sai ainda melhor? Já temos algumas entradas!

Link: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjT6IHt-IG-5dGlDRzFTeDl4eVVkMkJsTjFjWEJkSlE

Aproveitando a deixa: Portei o Banco de Dados das Empresas para o Google Docs, que agora pode ser acessado e preenchido livremente, de forma mais organizada. Participem, divulguem o link e populem esta base!

Link: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjT6IHt-IG-5dGUzamNtWDJjQXl0NTZDWmc5V2FUcHc 

Enjoy!

Marco.



Comente usando o Facebook!

24 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Pela planilha, percebi que os melhores salarios são de concursos públicos.. interessante.

  2. Mas isso também não é grande novidade, né Minu 😉

  3. A área de programação também está pagando mais do que redes.

  4. Agora, realmente me surpreendi com alguns salarios de nego que trabalhou 12 anos , pos graduado, ganhando menos de 5k.. pqp

  5. Será que é atual mesmo a planilha?
    Poderia rolar uma dessas aqui no Blog(sem identificar), seria bem mais realista.

  6. concordo Salmi. abre uma dessas para que cada um preencha atualmente Marco! 🙂

    No mais, nenhuma novidade… sistemas pagando mais e concursos com melhores salarios…

  7. Bom está aqui a versão do Blog. Só preencher!

    https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjT6IHt-IG-5dGlDRzFTeDl4eVVkMkJsTjFjWEJkSlE

  8. Tou procurando essa empresa que paga 15 k para um CCNP viu!!! hahha

  9. Marco, coloca o link da lista do blog no tópico.

  10. Feito! Passem adiante, assim todos podem participar. Não é preciso ser membro do blog para inserir uma entrada nela. Abraço!

  11. Muito legal a inciativa, acho que essa lista reflete bem a realidade do mercado…. eu trabalhava numa empresa que tinha R$1200 de VR+VA, isso pesou pra eu escolher outra coisa no mercado… vc ve que tem gente com salário mais alto porém com poucos benefícios, não tem PLR/PPR….. é sempre um conjunto a considerar…. Como sempre Sistemas pagando mais que Infra….

  12. Está dada a minha contribuição Marco. A área de segurança da informação ainda é uma das áreas que pagam mais desde que você tenha uma boa qualificação que envolve tempo de experiência (Hands-On), e foque em certificações (Vendor Neutral) como CISSP, CISM ou CISA.
    Sei que o assunto é Brasil mas morando no Canada não posso deixar de compartilhar essa informação:
    CISSP-ISSAP $114,210
    CISM $112,490
    CISSP-ISSMP $111,280
    CISA $99,040
    CISSP $94,070
    SSCP $78,430
    Security+ $68,280
    Note: Os Salarios acima são anuais e não diferem muito de um profissional que atua no Brasil.

    Abs

  13. Foi dada minha contribuição…. Enquanto preenchia, vi outros inserindo seus dados também… Está ficando interessante!!!!!!!!!!!

    Abs,

  14. @Willian Guilherme, isso em dólares ou em R$??

    Seria legal uma coluna “idiomas”
    O legal é ver que quem ganha mais de 10k, geralmente tem mais de 10 anos na área msm com as mesmas certs de quem ganha 5, pra vc ver como isso mais que confirma que no mercado a experiência ainda é a base de tudo.

  15. Achei estranho alguns dados de salario bruto/liquido. Acho improvável vc ganhar 8.3k/mês e liquido sair 8k.

  16. Confesso a vocês que estou um pouco assustado com os salários praticados e com a opinião das pessoas sobre as empresas. Pior e que concordei com todas elas, em geral, as empresas estão investindo pouco no funcionário

  17. julioccamaraNo Gravatar diz:
    28 de August de 2012 às 7:14 pm

    Tou procurando essa empresa que paga 15 k para um CCNP viu!!! hahha

    Julio,

    Arrisca trabalhar uns dois anos como PJ que você vai conseguir até mais do que isso, sendo CCNP. A mesma empresa que paga 7K para o CLT pagando mais de 14K para o PJ de mesmo nível. O problema é que as empresas gastam tanto com o governo para contratar o profissional CLT que sobra pouco dinheiro pra pagar o profissional. Estou falando isso por experiência própria.

  18. Mas sendo PJ, qual a porcentagem da renda que o governo come?

  19. Olha 15k pra um CCNP mesmo sendo PJ eu não sei….. mas uns 8, 9 ou 10k você encontra empresa que paga….

  20. Pessoal, não nivelem um salário pela certificação. Uma pessoa sem NENHUMA certificação pode ganhar MUITO MAIS que 15k. Lembrem-se que não é só a cert que conta. E não se iludam achando que apenas uma cert boa garante um bom salário. Conheço CCIEs ganhando 8K, e profissionais com apenas CCNA ganhando mais. Em contra-partida, a formação do profissional com CCNA é excepcional, ele tem muita experiência, fala 2 idiomas e tem uma desenvoltura fantástica. Então, pensem um pouco antes de nivelarem salários pelas certs, ok?

    Marco.

  21. Achei as planilhas sensacionais Marco. O googledocs além de facilitar, torna o processo mais interessante. Ja dei minha contribuição e enviei para uma lista de pessoas que formaram comigo. Acho que este banco de dados pode se tornar mais confiável que estas “pesquisas encomendadas” .

    abs

  22. Bem legal, achei bem nivelado os salários e niveis pena não ver muitas citações para SC, assim que eu tiver uns minutinhos irei contribuir também.

  23. Nota-se que unindo uma gradução + algum certificado e mais de 3 anos de Exp da para buscar um salário interessante nada que o torne rico mas algum conforto..

  24. Concordo 100% com o Marco, salário é uma composição de vários fatores…

Deixe uma resposta