COVID-19 Quarentena – Diário de bordo

Olá meus amigos. Faz tempo (muito tempo) que não lhes escrevo. Peço desculpas por isso. Fazem 5 anos que mudei de país (moro na Inglaterra) e, profissionalmente, minha vida mudou bastante desde então. Me afastei um pouco do mundo de redes para mergulhar de cabeça no mundo das aplicações. Não foi fácil a mudança, especialmente no início. Mas, com este distanciamento do tema redes, me pareceu um pouco sem sentido seguir escrevendo aqui. Bom, engano meu. Aliás, engano gigantesco! Deixei-os na mão e, por isso, me desculpo. Esse blog sempre foi meu baby. Algo que eu me orgulho de ter criado e ter ter se tornado o que se tornou. Me parte o coração vê-lo assim, abandonado… ainda que o número de visitantes diários – por incrível que pareça – segue firme e forte.

Tenho um plano de voltar a escrever aqui, talvez mudando um pouco o foco. Falar mais de aplicações, cloud, security e um pouco de devops / netops.

Mas, mudando de assunto… este post tem como objetivo falar um pouco sobre o que está acontecendo agora, no mundo. E de como isso pode mudar nossas vidas, para sempre.

Aqui na Europa, a coisa está preta. No Brasil, pelo que leio, está começando agora. Eu diria que a defasagem Brasil / Europa é de cerca de 2 semanas. Ou seja, vocês deverão estar passando pelo que estamos aqui no começo do mês que vem. O que é preciso saber, agora, é que isso não é brincadeira. Não é uma “gripezinha”, e quem tem menos de 60 não está imune. Aqui na Europa há casos de jovens e até mesmo crianças em estado grave ou mesmo morrendo. Tem que se cuidar. Tem que evitar contato – é a única forma de conter o espalhamento do vírus. E temos que cuidar dos mais idosos. Como cuidar deles? Primeiro, evitando contato. É duro, mas tem que ser feito. Depois, procurando ver como ajudá-los com compras e mantimentos, para evitar que eles tenham de sair de casa.

Eu e minha família estamos de quarentena desde o fim da semana passada. O motivo: Eu e minha esposa apresentamos os sintomas (febre, tosse seca e dores pelo corpo). Infelizmente, nossos filhos já estavam em casa (pois os sintomas apareceram no fim de semana), e portanto ficaram em quarentena conosco. Eles não apresentaram qualquer sintoma. Estão bem. Eu, desde Segunda, comecei a ter problemas respiratórios também. Hoje estou melhor, mas o medo fica. Temos que ser fortes e tentar passar por essa crise. Não será fácil, mas temos que tentar.

Eis algumas fotos de um supermercado aqui, semana passada (esta semana deve estar ainda pior, mas não sei dizer já que não posso sair de casa)

Enfim, a mensagem que tenho para todos é: Se cuidem. Não levem o que está acontecendo na brincadeira, porque não é. É sério e deve ser tratado com seriedade. Sigam as recomendações dos especialistas, lavem as mãos com frequência e evitem contato. Em breve, estaremos olhando tudo isso pelo retrovisor. O desafio, então, será o que vai mudar com tudo isso.

Um exemplo é a adoção massiva da cultura do home office por muitas empresas. Algumas vão voltar a operar como antes, mas outras não. Eu acredito que muitas empresas estão percebendo que o home office não só é possível, como é benéfico para a empresa e para o funcionário. E esta será uma das mudanças que o COVID-19 vai deixar. E isso trará impacto e desafios nas vidas dos profissionais de rede, segurança, aplicações, etc. Empresas precisarão de soluções de acesso remoto seguras para oferecer aos seus funcionários. Preparem-se para um aumento grande neste tipo de projeto.

Para finalizar este post… muitos me perguntam sobre o livro. Eu não estou trabalhando numa atualização do mesmo. Não ainda, pelo menos. E por uma série de motivos… falta de tempo e motivação sendo os dois principais. Talvez eu escreva e publique um PDF que permita o uso do livro atual para a preparação para o novo exame. Mas não posso prometer nada, ainda. Vamos ver.

Espero que fiquem todos bem e espero que este pesadelo termine logo.

Abraços

Marco



Comente usando o Facebook!

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Querido Marco, Força! vamos atravessar juntos essa fase e logo vc estará bem de novo e contribuindo para o crescimento profissional dos membros do NOSSO Blog CCNA.
    Acompanho e seu admirador de seu trabalho desde o primeiro livro CCNA 4.1 !!, e confesso, o que eu sei de redes e em decorrência desse seu excelente trabalho, no livro e no Blog.
    Então Marco, vc é imprescindível para nossa comunidade e para sua família. Tudo ficará bem e logo estará de volta compartilhando conosco sua forma especial de espalhar o conhecimento.

    Abraços.

    Edimilson dos Santos

    1. Obrigado pelas palavras Edimilson! Abração!!

  2. Grande Marco, obrigado pelos esclarecimentos e dicas e desejo melhoras pra você e muita saúde pra você e sua família.
    Gostaria de aproveitar e agradecer pois meu sucesso na obtenção das certificações que possuo foi graças ao seu livro
    Cursos(faço desde o primeiro ccna on-line) é excelente didática, assuntos complexos você consegue transmitir com
    Simplicidade e maestria, que tudo isso passe e que venha o curso de automação e ou preparação para os novos ccna/ccnp
    Enterprise, saúde e sucesso.

    1. Obrigado Leon. Já estou bem melhor, assim como minha família! Se cuidem!

Deixe uma resposta