«

»

out 15 2007

Plano de estudos para o exame Cisco CCNA

E-mail recebido do leitor (Armando):

Marco gostaria sugerir um tópico de como gerenciar o tempo de estudo para passar no exame CCNA, quantas horas por dia, quantos dias na semana, quantas vezes ler o mesmo capitulo, voce poderia contar sua experiência e os demais leitores também, o que voce acha?

Achei uma boa comentar sobre o assunto e também deixar o espaço aberto para contribuições dos leitores, como sugerido pelo Armando. Lembro, porém, que cada um tem seu tempo, suas técnicas de estudo e sua capacidade de retenção. Alguns têm mais facilidade para memorizar novos conceitos, outros, nem tanto.

Algumas regras básicas, entretanto, podem ser seguidas pela grande maioria, acredito.

Antes de mais nada, você precisa encontrar sua motivação. O que o faz almejar a certificação? Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer. Se você não encontrar uma resposta para esta pergunta, acredite, tempo é o menor dos seus problemas!

Uma vez que você encontre sua motivação, você precisa se organizar. Precisa fazer seu planejamento, estabelecer o sua agenda. Não adianta sair estudando sem saber quando você pretende realizar o exame. É como sair correndo sem saber onde você quer parar. Você precisa ter uma agenda bem definida, um objetivo. Por exemplo:

Hoje é dia 15/10. Daqui a 6 meses, no dia 15/03/08 eu vou realizar o exame.

ISSO é estabelecer uma agenda. Isso é trabalhar com um objetivo. Definir um objetivo não é apenas escrever em sua agenda (ou no seu handheld) algo como “Meu objetivo é ser aprovado no exame”. Definir um objetivo é isso e mais. Você deve estabelecer COMO você pretende que isso ocorra, QUANDO isso deve ocorrer (agenda) e o PORQUÊ deste objetivo (a questão que coloquei acima, no início deste tópico).

Bom, o QUANDO é, literalmente, a definição da data, do dia “D”. Sabendo QUANDO “expira” o seu prazo faz com que você trabalhe mais para alcança-lo, e o mais importante, ajuda você a priorizar suas tarefas. Trabalhar com prazos indefinidos acaba fazendo com que você caia na tentação de “empurrar as coisas com a barriga”.

COMO vou ser aprovado?

Essa é fácil! Estudando, oras 😉 e MUITO!

Você deve dividir seu tempo de modo a otimiza-lo ao máximo. Um modo de fazer isso é definir etapas e distribuí-las na linha de tempo que você definiu em QUANDO. No nosso exemplo, temos 6 meses para estudar. Posso criar 4 etapas principais e distribui-las no tempo. Em outras palavras, definir um CRONOGRAMA:

ETAPA I (25 dias):

  1. Definir a bibliografia para estudo – 15 dias
  2. Identificar os tópicos que tenho maior afinidade – 5 dias
  3. Identificar os tópicos que tenho maior dificuldade – 5 dias

O ítem 1 se resume em pesquisar quais os livros, artigos, sites, e quaisquer outros materiais de apoio que existam sobre o tema (CCNA) e selecionar quais serão utilizados. Os ítens 2 e 3 são auto-explicativos.

ETAPA II (70 dias):

Nesta etapa você irá dividir seu tempo entre os tópicos que tem MAIOR DIFICULDADE. Reserve cerca de 50% do seu tempo disponível nesta etapa. Os tópicos listados abaixo são hipotéticos!!!

  1. Ler tópico 1 (3 dias)
  2. Ler tópico 5 (2 dias)
  3. Ler tópico 6 (3 dias)
  4. Ler tópico 10 (5 dias)
  5. Ler tópico 11 (4 dias)
  6. Reler tópico 1 ESCREVENDO (com suas palavras) as idéias principais (6 dias)
  7. Reler tópico 5 ESCREVENDO (com suas palavras) as idéias principais (4 dias)
  8. Reler tópico 6 ESCREVENDO (com suas palavras) as idéias principais (5 dias)
  9. Reler tópico 10 ESCREVENDO (com suas palavras) as idéias principais (6 dias)
  10. Reler tópico 11 ESCREVENDO (com suas palavras) as idéias principais (5 dias)
  11. Fazer os testes práticos existentes para cada tópico (a maioria das publicações possui testes ao final de cada tópico ou capítulo, para ajuda-lo a fixar o assunto discorrido) (5 dias – 1 por tópico, neste exemplo). ANOTE A SUA PONTUAÇÃO! Isso o ajuda a saber em qual assunto você teve mais dificuldade.
  12. Reler os tópicos forçando nos que teve maior dificuldade (de acordo com os resultados dos testes) (10 dias)
  13. REFAZER os testes, verificando sua pontuação (5 dias)
  14. Releia TUDO mais uma vez, rapidamente (7 dias)

Ao final desta maratona, você deverá ter um conhecimento bastante sólido dos tópicos que – segundo você mesmo – você tinha maior dificuldade.

ETAPA III (60 dias):

Temos ainda cerca de 50% do nosso tempo, de acordo com nosso planejamento de 6 meses. Vamos agora estudar os tópicos que consideramos ter MENOR DIFICULDADE. O procedimento é exatamente o mesmo do descrito na ETAPA II, só que, como você – teoricamente – está mais confortável com estes tópicos, você passará mais rapidamente por eles. Mas siga TODOS os passos:

  1. Leia os tópicos
  2. Releia os tópicos tomando notas
  3. Faça os testes para cada tópico, tomando nota do resultado
  4. Releia os tópicos forçando nos assuntos que teve pior pontuação
  5. Refaça os testes
  6. Releia tudo uma vez mais, rapidamente

ETAPA IV – Etapa final (15 dias)

Nesta etapa você deve reler todas as suas anotações, seguindo-as com os livros sempre que encontrar uma dúvida ou algum assunto com o qual não esteja muito à vontade. Se necessário for, pesquise na Internet, releia o tópico, escreva, faça o que for necessário. Esta é a sua revisão final. Faça um simulado geral (existem vários por aí), e veja sua pontuação.

Uma boa dica aqui é usar um simulado tipo Testking. Leia o simulado, tente encontrar erros nele (sim, existem erros no TK! E MUITOS!!!). E não foque tempo demais um um único tópico, por mais que você tenha dificuldade nele. Lembre-se que o CCNA é um exame bastante genérico. Existe a possibilidade de não cair nenhuma questão sobre o tópico que você tem mais dificuldade. Do mesmo modo, não subestime os tópicos que você considera ter maior domínio. Estude-os mesmo assim, pelo mesmo motivo. Dói mais errar uma questão que você sabe que poderia ter acertado, do que uma que era realmente uma “carta fora do baralho”, acredite!

Como eu disse, este plano de estudos funciona para mim,mas não significa que funcione para todos. Cada um tem seu ritmo, sua metodologia. Para vocês terem uma idéia de como eu sigo este método à risca, as notas que tomei durante meus estudos acabaram originando o material que, posteriormente, se transformou no livro CCNA.

Não caia na tentação de “empurrar” o seu “QUANDO”. Não arrume desculpas. Priorize suas tarefas (trabalho, faculdade, familia, etc), crie um plano de estudo e SIGA-O!!! Esta é a verdadeira fórmula do sucesso.

Cabe a você descobrir qual o SEU “QUANDO”. Se quiser dividir com os outros o seu método, fique a vontade! Coloque nos comments.

Um abraço pessoal!

Marco.



Comente usando o Facebook!
1
0

25 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ricardo

    Simplesmente….magnifico!!!
    Parabens! 😉

    0

    0
  2. Daniel

    Marco,
    Bom dia…

    Gostaria de saber sobre as perguntas que sao respondidas antes do exame, do tipo quanto tempo de experiencia voce possui, ha quanto tempo voce mexe com equipamentos… Se dependendo da sua resposta pode influenciar no exame deixando mais facil se responder que nao tem experiencia nenhuma, ou se responder que e expert vai ter mais qustoes praticas em vez de mais teoricas etc.

    Abs

    0

    0
  3. Marco Filippetti

    Oi Daniel,

    Até onde eu sei (não dá pra saber 100%), as respostas no questionário anterior ao exame em NADA influenciam na dificuldade do mesmo.

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  4. Max

    Lindo esse conograma.. vou tentar seguir assim..

    0

    0
  5. Marcos Protazio

    Revivendo o topico. hehehe
    Estou começando os estudos para CCNA agora, vou seguir a risca esse cronograma aqui, caiu do ceu ele.
    Valeu d+++ Marco.
    Abração

    0

    0
  6. Carlos Almeida

    Ótimo Ritual!!!

    Eu que estou no início dessa caminhada, vejo como um conselho a seguir!!!

    Obrigado Marco!
    Abraço!

    0

    0
  7. rmoitinho

    perfeito… era justo o que eu estava procurando.

    So falta chegar meu livro pra poder comecar o ritual de estudos.

    Abraçao

    0

    0
  8. A. Carvalho

    Gostei do planejamento.

    0

    0
  9. Eron Melo

    Muito Bom!!!!!!
    Vou seguir desse jeito!!!!!!

    Pra mim, surgiu uma luz no fim do túnel!!!!!

    0

    0
  10. cleverson reneto

    muito bom !

    0

    0
  11. alonso

    Muito bom, ter metas ajuda e muito!!!

    0

    0
  12. tlp.survivor

    Sem metas na vida, não se alcança os objetivos 😉 … minha meta eh dia 03/06 agora… me desejem sorte 😉

    0

    0
  13. Edgard

    Excelente post pra quem não sabe por onde começar !!!

    Parabens !!!

    0

    0
  14. danilobs

    Parabens pelo post !!!

    muito BOM msm !!!

    Fica com DEUS aí .

    0

    0
  15. Tiago Lima

    Sem sombra de dúvidas um dos melhores post que temos aqui. Parabéns Marco!!

    0

    0
  16. Valdirmg

    Parabéns pela sua postura como especialista do assunto, Marco!

    0

    0
  17. davidelvisrosa

    com essas palavras realmente não tem como não se encentivar. Agora o que eu preciso é não desistir para conquinstar o CCNA. yes, we can! 😉 Parabéns Marco!

    0

    0
  18. lefepecalambau

    Marco,
    sou novatissimo aqui no blog e não achei o que procuro em outros tópicos, então acho que minha pergunta cabe neste aqui.

    Estou precisando de uma luz sobre quais os melhores materias para a certificação. O seu livro CCNA 4.1 cobre todos os tópicos da prova?
    Um amigo me passou o material do Netacad 3.1, porém me disse que utilizou em 2007. Posso utilizá-lo também para a nova prova?

    Um abraço.

    0

    0
  19. Alexandre Lima

    Valeu Marco!! Tópico assim não pode faltar!

    0

    0
  20. raphaeln.s

    Marco,

    Excelente dica do nosso colega Armando e excelente explicação.
    Como o Alexandre falou, tópicos assim não podem faltar, pois fazem a diferença.
    Estou definindo minhas referências de estudo e em 2011 começa a guerra..rsrsrs.

    Grande abraço,

    Raphael

    0

    0
  21. phillipe

    Excelentes dicas,vlw Marco

    0

    0
  22. Anderson Renato

    Muito bom, Estou começando agora no Blog e estou tentando interagir com o mundo CCNA. É de grande valia esse post.

    Parabéns!

    PS.: Não estou encontrando o local para colocar minha foto!!

    0

    0
  23. Diogo Mendes

    Boa! Já compartilhei com os amigos que estão em busca do CCNA 🙂

    Abraços.

    0

    0
  24. Ivone

    Ah! Um dia chego lá…

    0

    0
  25. sylver

    Muito Bom,Parabéns

    0

    0

Deixe uma resposta