«

»

nov 28 2015

Como fazer o VMWare ESXi reconhecer sua placa de rede “fuleira”

Uma das coisas mais chatas no processo de montagem de um home lab usando o VMWare ESXi é a falta de suporte às placas de rede mais baratas – normalmente encontradas nas placas-mãe de PC domésticos. No meu caso, meu PC usa uma MOBO Asus p8h77-i, que possui um adaptador gigabit Ethernet Realtek integrado. A maioria das MOBOs não profissionais usam Realtek para as interfaces de rede “onboard”. São interfaces excelentes (para uso doméstico), mas o ESXi não as suporta oficialmente.

Num primeiro momento, acabei comprando uma placa PCIx Intel Gigabit  PWLA8391GT (chipset PRO 1000GT – que é amplamente suportado pela VMWare), imaginando que não precisaria de interfaces Ethernet adicionais por um bom tempo… bom, este tempo acabou. Ontem, ao redesenhar minha topologia, me deparei com a necessidade de uma porta Ethernet adicional. E eu não queria gastar mais $$$ pois eu já tinha uma porta giga onboard dando sopa. Fui, então, atrás de uma forma de fazê-la ser reconhecida pelo ESXi. E encontrei. É isso o que quero compartilhar com vocês, hoje.

Buscando no Google, me deparei com o blog VDI Cloud, que tinha um post descrevendo um passo-a-passo para adicionar suporte às placas Realtek no ESXi 6 (minha versão). Imagino que o processo possa ser usado em versões anteriores do ESXi, também. Abaixo, traduzo a receita postada por Arjan, em seu site:

NOTA: Este procedimento não é suportado oficialmente pela VMWare e NÃO DEVE ser implementado em um ESXi em produção, apenas um home labs!

1) Acesse seu ESXi via CLI (SSH) e digite os seguintes comandos:

esxcli software acceptance set –level=CommunitySupported

esxcli network firewall ruleset set -e true -r httpClient

esxcli software vib install -n net51-drivers -d http://vibsdepot.v-front.de

2) Reinicialize seu ESXi server.

Pronto! Após este procedimento, sua placa de rede Realtek deve estar disponível para uso:

nics.JPG

Que esta dica ajude alguns colegas, como me ajudou 🙂

Marco



Comente usando o Facebook!
1
0

1 comentário

  1. Fabaino Santos

    Marco, obrigado pelo post, essa informação foi um achado. A tempos estou atrás.

    Obrigado.

    1

    0

Deixe uma resposta