[CCNA] Desafio 1 da semana 4 – Junho 2008

Pessoal, segue a questão para o desafio da semana! Lembrem-se de procurar comentar a resposta, ao invés de apenas comentar a letra, se possível! Desta forma geramos uma discussão mais interessante!

Bom trabalho!

Marco.

frame.jpg



Comente usando o Facebook!

31 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Bom acredito que seja a resposta C, não sou muito expert no ingles, mas creio que esteja se referindo do trafego do Cert1 para Cert2, e que o SwB encontra congestionamento na rede, e ativa o bit BECN(Backward) para o Cert1 para que ele diminua a intensidade do trafego para Cert2. Então vou de C.

  2. A função de setar os bits BECN e FECN é do switch que esteja enfrentando o congestionamento e nunca dos roteadores, logo as respostas A e B são descartadas.
    O SWB setaria o bit BECN logo na entrada das suas interfaces e o bit FECN na saída.

    Portanto Letra C: O SWB seta o bit BECN nos pacotes vindos de CentKiller 1 para o CertKiller 2.

    Acho que é isso pessoal, se estiver errado por favor me corrijam…

    Abraços, Rafael Venancio

  3. Concordo com a resposta, mas tive que pensar umas trez vezes para responder.

  4. Nossa o nivel desses desafios estao subindo mesmo hehe

    O enunciado diz: fluxo de trafego de Certkiller1 para Certkiller2..

    A definicao de BECN e’: o bit BECN e’ setado para avisar que ha congestionamento na direcao oposta a qual o trafego esta indo…(para avisar o emissor da congestao)

    Logo o bit sera setado no sentido Certkiller2 > Certkiller1. O BECN ira avisar o roteador Certkiller1 da congestao no circuito, para ele poder aplicar algum controle de fluxo como traffic-shaping.

    Resposta letra D.

    OBS: A letra C estaria correta se o enunciado perguntasse do bit FECN.

    Abracos

  5. Agora me confundi, li até o tutorial de Frame-Relay no site do Teleco, mas a dúvida agora persistiu…

  6. Boa Noite,

    O bit BECN é enviado do receptor para o transmissor, solicitando que ele envie dados mais lentamente, para evitar que os dados sejam descartados e necessite retransmissão….

    E é enviado na direção contrária do fluxo congestionado…

    Se o fluxo é de certkiller 1 (transmissor) para certkiller 2 (receptor) , quem está enviado o bit BECN é o switch B nos frames que se destinam ao certkiller 1…

    Resposta D..

    Abraços…

  7. Olá pessoal, bom o que eu entendi de acordo com a teoria foi o seguinte;

    O bit BECN é ativado quando a rede frame relay está congestionada e o switch se encarrega de avisar o dispositivo que está transmitindo dados para reduzir seu trafego para o destino;

    Bom na questão está se referindo ao trafego congestionado de Cert1 para Cert2, e o Swb encontra a rede congestionada e avisa o Router Cert1 disso, ou seja packets que forem enviados para cert2 serão marcados com o bit BECN. Resposta C

    Abraços…..

  8. Pessoal, pra falar a verdade eu realmente nunca tinha ouvido falar sobre esse tal de BECN… quem me indica uma leitura?

    Vlw!

  9. Eu responderia alternativa “D”.

    Porque o BECN, sinaliza que a rede está congestionada no sentido contrário do pacote. Nesse caso o Certkiller1 é o transmissor e o Certkiller2 é o receptor dos dados, então o bit BECN é enviado em direção ao transmissor Certkiller1.

    Abç

  10. resposta letra ‘D’ pq letra D ? simples…

    FECN = Forward bla bla bla = pra frente…
    BECN = Backward bla bla bla = pra tras … (nao .. capaz que é pra tras :P:P)

    primeiramente… routers nunca enviam BECN e FECN… ou seja… letra A e B descartadas… como o trafego ta sendo do 1 para o 2… e o bit BECN (backward, ou seja, destino para origem lembrar disso !!!!), está ativado.. quem vai enviar será o switch B nos pacotes do 2 para o 1 !!!

  11. Alternativa D.

    Setar o Bit BECN, informa para o transmissor que o trafego esta lento…congestionado, no sentido que os pacotes estao sendo enviados…logo o SwB vai setar Bits BECN no sentido de certikiller 2 para certikiller 1 para que o certikiller 1 saiba que o trafego esta congestionado no sentido que ele esta enviando os dados…

    Abraços,

    Minier

  12. Resposta D

    Como a referencia de envio é do Certkiller1 para Certkiller2, o SWB ira ativar o flag Becn nos pacotes enviados de Certkiller2 para Certkiller1, para avisar Certkiller1 que o caminho para Certkiller2 esta congestionado.

  13. Senao for neste sentido o Certikiller nao irá saber que existe congestionamento na rede…

  14. Senao for neste sentido o Certikiller 1 nao irá saber que existe congestionamento na rede…

    🙂

  15. Acredito ser a letra C porque o SwB porque ele deverá notificar a origem dos pacotes com o pacote BECN. Como o tráfego para Certkiller2 está congestionado, seria mais difícil ele enviar um dado através deste link.

  16. Agora me confundi todo. Se o enunciado diz que o tráfego é de Certkiller1 para Certkiller2 e o BECN é enviado para a origem do tráfego, por que é que o BECN deve ser enviado para certikiller2 ? Se Certkiller1 é a origem, então a resposta correta não deveria ser a letra C ?

  17. o BECN tem que ser enviado para o certikiller 1…se fosse para o 2 seria FECN…

  18. Minier,

    É exatamente o que eu acredito. Mas não entendi o porquê da letra D se (pelo menos o meu inglês aponta) a resposta correta é a letra C (from é origem).

  19. Penso que esta se referindo ao sentido do envio do bit BECN…mas realmente…fica meio dubio mesmo….

  20. Nossa, já faz tempo que não vejo esse assunto!!! Vamos ver se me recordo de algo, rsrsrs…
    Quem faz o monitoramento de fluxo da rede Frame-relay são os switchs, de modo que já podemos eliminar as duas primeiras alternativas.
    Pelo que me lembro, o switch ativa o bit BECN no cabeçalho do pacote frame-relay quando há um congestionamento na rede, e o envia de volta ao router que está originando o tráfego, para que o mesmo reduza-o. Sendo assim podemos dizer que o SWB irá se encarregar de enviar um pacote ao CertiKiller1, solicitando que ele reduza a carga.
    Letra D.

    Abç!!

  21. Toguko,

    Não entendi o que vc quis dizer com:

    “O SWB setaria o bit BECN logo na entrada das suas interfaces e o bit FECN na saída.”

    Boiei legal…rsrsrs

  22. Pra ser sincero esse assunto nunca me pareceu muito claro.

    Qual critério que os switchs tem para ativar o BECN ou FECN? Levando em conata esse nosso cenário, eu ativaria o FECN se encontrasse congestionamento em toda a rota, desde o CertKiller1 até o CertKiller2?

    Abçs!!

  23. Bem vamos lá, o Marco tá pegando pesado com a galera (pergunta do 350-001) rsrsrs mas como diz o proverbio: Nao se faz bom marinheiro em maré baixa.. Entao vamo que vamo:

    Primeiro: Os DTE nunca enviam os FECN ou BECN, isto é uma responsabilidade dos DCEs, ou seja, do lado da provedora.

    R1 — SWa – SWb — R2

    Imagina se o pvc do frame-relay entre R1 e o SWa estive congestionado, e o R1 começado enviando dados ao R2 bem o SWa poderia configurar o FECN (mudando o bit para 1 do FECN no campo do direcionamento) de forma que o R2 receberia o pacote com o 1 setado do FECN e entao poderia escolher entre aceitar a requisiçao e enviar o trafico de volta ao R1 regulando a sua taxa de transmissao, isto geralmente em frame-relay é configurado com a opçao frame-relay adaptive-shaping em FRTS (Frame-Relay Traffic Shaping).
    Logo imagina o mesmo cenário onde o R1 tivesse começado a trafico com R2 e o trafico entre SWb e o R2 estive congestionado, entao o SWb setaria (nossa estou esquecendo o idioma materno) o campo do BECN para 1 informando o R1 para enviar o trafico a uma taxa de transmissao melhor por congestionamento entre SWb e o R2, entao desta vez seria o R1 que teria que escolher entre enviar mais devagar o trafico ou nao.

    Também existe o DE (Discard Eligible), desta vez os DTEs sao os que mandam (rsrsrs) configurando pacotes ou trafico, como DE dizendo ao DCEs que estes trafico sao de menor importancia que os outros, entao em caso de congestionamento na provedora estes pacotes seriam os primeiros a serem dropados (eita estou matando o portugues a tiros – rsrsrs).

    Bem respondendo a pergunta Quiz, eu diria D (bem a pegadinha esta em saber quem começou o trafico nesta caso a pergunta diz “Traffic from CertKiller1 to Certkiller 2” ou seja, do 1 ao 2) 😛

  24. Valeu Anderson, já deu uma boa luz…quanto ao português, não esquenta não, eu nem sai do país e ando assassinando-o mesmo assim, rsrsrs.

    Abçs!!

  25. Caso exista um congestionamento no provedor, existe a possibilidade do bit FECN ser enviado para o destino e o bit BECN ser enviado a origem ao mesmo tampo. O somente um desses pode ser enviado?

    Essa história do sentido do congestionamento é um pouco confusa, como vou saber se está congestionado no sentido do trafeco ou no sentido oposto ao trafeco?

    Abçs!!

    Bruno N. Paiuca

  26. Agora entendi a resposta. A correta é a letra D.

    Segundo eu imaginava, o SwB enviaria ao Certkiller1 um pacote totalmente independente do tráfego de dados.

    Ao ler com mais cuidado a resposta C com a ajuda de um amigo, vi que a resposta C está errada. O bit dos pacotes da letra C (Certkiller 1 para Certikiller 2) seria então mudado para FECN.

    Na resposta D, o SwB corretamente muda o bit BECN a partir do tráfego de Certkiller2 para Certkiller1.

  27. ehehe pessoal, o Anderson entregou o ouro aqui! Esta questão é mesmo do exame 350-001 (CCIE Written), mas é assunto do CCNA tb. Faz parte do conteúdo, e vocês TEM que saber!!!

    As melhores respostas foram a 4 (Eduardo) e a 6 (Alberto), na minha opinião. A do Anderson (24) está perfeita, mas ele não vale 😉

    Resposta correta: “D”. Notei que MUITOS mencionaram a “C” como correta. CUIDADO! Aqui falamos do BECN, e não do FECN.

    Referência: http://www.cisco.com/en/US/docs/internetworking/technology/handbook/Frame-Relay.html

    Abraços pessoal! E obrigado pela participação!

    Marco.

  28. Bem que eu achei estranha esta questão , na verdade “boiei” , se este assunto é mencionado para Alunos do CCNA ,só se for fora do currículo, pois o currículo que eu saiba não fala sobre isto ,portanto se o professor não considerar um assunto importante a ser mencionado as pessoas ficarão como eu , boiando .

    Caso este assunto faça parte do currículo CCNA , me informe mais especificamente aonde , por favor ,pois para alunos da academia o currículo é o mesmo , o oficial da cisco e também eu não posso dar esse mole de não conhecer o assunto.

    Abraços .

  29. Ou será que é mencionado nos capítulos mais adiante no 4 módulo ?
    Talvez seja por isso que ainda não ouvi falar sobre o assunto .

  30. Ele é mencionado no modulo 4 (capitulo sobre Frame Relay) do curso Netacad, bem como no livro ICND2 (capitulo 13, pagina 347).

  31. Excelente explicação Anderson, muito obrigado. 🙂

Deixe uma resposta