[CCNA] Desafio 1 da semana 3 – Novembro 2008

Pessoal, decidi não dar moleza para vocês! A resposta do último desafio foi postada hoje, e já estou apresentando um novo desafio aqui. Gostei deste, acho que vão gostar também. Diferentemente do outro, este está em Português (para que não tenham desculpas para não participar 😀 ).

Participem, comentem e, de quebra, aprendam! 😉

Bom trabalho!

Marco.


Atente ao diagrama apresentado abaixo. A interface S0/0 do router R1 encontra-se configurada como Frame relay Multipoint nesta topologia Frame Relay hub and spoke. Ao testar a conectividade nesta rede, observou-se que hosts na rede 172.16.1.0/24 conseguem pingar hosts nas redes 172.16.2.0/25 e 172.16.2.128/25, entretanto, pings entre hosts nas redes 172.16.2.0/25 e 172.16.2.128/25 não foram bem sucedidos. O que poderia explicar este problema de conectividade?

A) O comando “ip subnet-zero” está sendo usado no router R1.

B) O protocolo RIPv2 não pode ser usado em uma rede Frame Relay.

C) O mecanismo “Split Horizon” impede que R2 aprenda sobre as redes atrás de R3, e que R3 aprenda as redes atrás de R2.

D) As redes 172.16.2.0/25 e 172.16.2.128/25 são redes sobrepostas (overlapping) que podem ser enxergadas por R1, porém, não por R2 e R3.

E) A rede 172.16.3.0/29 usada para endereçar o link Frame Relay cria uma rede descontígua entre as subredes que encontram-se atrás dos routers R2 e R3.

desafio-10-10-08.jpg



Comente usando o Facebook!

23 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Alternativa C – Porque o mecanismo do Split Horizon visa impedir que uma sub-net seja propagada pela mesma interface que a conheceu, isso ocorre para evitar loop de camada 3.

    Abç

    Bruno N. Paiuca

  2. Alternativa C, Split Horizon evita a propagação na mesma interface que conheceu a sub-net.
    Como por exemplo: R2 propaga sua sub-rede para R1 pela serial 0/0, porém não irá propagar novamente para R3 pela mesma serial 0/0, devido a evitar loop (Split Horizon).
    Para resolver o problema deverá ser desabilitado o Split Horizon nas interfaces seriais.

  3. Resposta C: Utilização do split horizon , que previne loops no RIP 2 ( informações aprendidas por uma interface não são propagadas pela mesma interface).
    Soluções: pode-se criar uma rede de malha completa ou usar rotas estáticas ( no caso de interface serial multiponto) , desabilitar o split horizon ou ainda associar um único vc a cada interface (alternativa mais utilizada) . Soluções aplicadas em ambiente NBMA ( sem broadcast , porém multi acesso como uma rede ethernet).

  4. Letra C

  5. Resposta C, o Split Horizon impede que redes aprendida por uma interface seja propagada para a mesma interface.
    A criação de subinterfaces point-to-point para cada neighbors resolveria o problema.

    []’s
    Éder Marcelo

  6. Resposta C pelos motivos já explicados a cerca de Split Horizon. Para corrigir a situação, deve-se criar no router 1 dos sub-interfaces que atuem como ponto a ponto.

  7. Alternativa C : Mas sinceramente não lembrava de cor a regra do split Horizon -Por iso pesquisei rsrs…
    O Split horizon surge da obsevação de que nunca enviamos um pacote pela mesma rota pela qual ele chegou . As regras do Split horizon dizem que uma mensagem de atualização separada deve ser gerada para cada gateway vizinho, esta atualização deve omitir a rota que aponta para o vizinho.
    Esta regra previne loops entre gateways adjacentes.

  8. bom dia….

    Alternativa C…

    O split horizon nao propaga uma atualizacao pela mesma interface em que recebeu atualizacao. Uma solucao seria desabilitar o split horizon mas a topologia ficaria sujeita a loops. Outra alternativa seria a topologia de malha completa mas e inviavel pelo seu custo, entao a melhor opcao seria criar sub-interfaces logicas ponto-a-ponto para cada pvc.

    Acredito ser isso, caso estiver enganado me ajudem…
    Abracos,
    Tiago.

  9. Putz…cheguei tarde!!! O q eu posso dizer depois de todas essas explicações:

    Resposta correta letra C!!!

    Não tenho nem o q reforçar.

    Abraço.

  10. Bom, também cheguei atrasado, mas vou de C.
    Deve-se desativar o split Horizon, porém podem ocorrer loops de roteamento, o ideal seria utilizar links ponto a ponto criando subinterfaces na S0/0 do R1.

  11. A alternativa correta é a C.
    Como já colocado anteriormente pelo Fernando o Frame Relay com Subinterfaces não é afetado pelo split horizon e resolveria o problema sem riscos de Loops.

    Att

    Júnior Araújo

  12. Alternativa C, acho que ja temos esplicações o suficiente aqui né!!!

  13. Letra C, a solução seria criar sub-interfaces point-to-point.

  14. pessoal! Desculpa minha ignorancia, mas alguem pode me ajudar a entender uma coisa ? Tipo, o R2 e R3 estão ligados na interface s 0/0 do R1 não é ?! Mas como isso é possivel, os dos Routers ligado em uma mesma interface, aquela nuvem, o q significa ? Vlw galera

  15. letra C, no split horizon resolveria esse problema ou criar sub-interfaces conforme citado pelo Richard.

  16. Alternativa: C , Para resolver o problema podemos criar Sub-interfaces ou desabilitar o split horizon na interface com o comando “no ip split-horizon” , mas a melhor solução é utilizar Sub-interfaces.

    Att,

    ASS: Santos

  17. Resposta: C , Em um cenário no dynagen isto fica bem mais claro…

  18. Olá tecrafael….aquela “nuvem” representa uma rede Frame Relay…o R1 assim como os outros routers se conectam na rede FR atraves de uma unica interface.

    Recomendo um estudo sobre FR:

    http://blog.ccna.com.br/2007/12/25/tutorial-frame-relay/
    http://blog.ccna.com.br/2008/01/18/tutorial-frame-relay-2/

    Qualquer outra dúvida é só procurar no forum…senão encontrar criar um novo topico!

    Abs.

  19. Pessoal, resposta correta “C”. Como muitos acertaram, o split horizon não propaga uma atualizacao pela mesma interface em que esta atualizacao foi recebida. Também como muitos sugeriram, uma solução para o problema poderia ser desabilitar o mecanismo split horizon em um cenário deste tipo.

    Obrigado aos que participaram! Quero ver mais participações nos próximos!! Até o próximo desafio pessoal!

  20. Resposta correta letra C.

  21. And the Oscar goes to… LETRA C!!!!!

  22. Letra “C”. O split horizon não permite a propagação de uma atualização de rota pela mesma interface em que foi recebida.

  23. Bastante interessante

Deixe uma resposta