[OFF] SOS SC – Vale do Itajaí – Mobilizemo-nos!

sc.jpgAcho que todos aqui estão cientes da catástrofe que levou mais de 100 vidas (até agora) em SC. A editora Visual Books – que publica meus livros – situa-se em Florianópolis. Hoje, recebi um e-mail da Laura Carvalho, editora-chefe da VB, com um apelo.

Gostaria de dividí-lo com todos, para que nos sensibilizemos e, se possível, ajudemos de alguma forma. Segue.

Pessoal,

Estive meio ausente nesse período em virtude dos problemas que afetaram a região do Vale do Itajaí na última semana. Santa Catarina foi vitimada por chuvas por mais de 50 dias consecutivos. Muita água. Não tivemos consequências imediatas pois a população já se protege e os governos estaduais e municipais vinham dando todos os atendimentos necessários.

Na última sexta-feira, dia 21, tivemos uma chuva torrencial que correspondeu a quantidade em um dia de quase 4 meses de chuvas habituais. O resultado foi a catástrofe no Vale do Itajaí que é cortado por rios… Foi uma quantidade de água incrível e em pouquíssimas horas. Infelizmente não tinha nada que pudesse ser feito para controlar a tragédia…

Floripa não foi afetada como a região do Itajaí. Aqui, as águas baixaram rapidamente e o maior problema é na SC401 que liga às praias do norte. Serão 30 dias sem a estrada principal. Foi muita terra que rolou. Tivemos carros soterrados embaixo da terra, óbitos mas perto do que ocorre na região do Itajái … não temos nem como comparar.

SC ficou isolada. Todas as estradas que ligavam ao Paraná e ao Rio Grande do Sul foram atingidas. A rodoviária estava fechada até ontem. Hj, a comunicação terrestre retornou com o Paraná. O Rio Grande do Sul … não se sabe quando.

O resultado aqui em Floripa é o desabastecimento dos produtos em geral e remédios. Ontem, fui à feirinha local de rua para comprar alguns biscoitos e quando lá cheguei não a encontrei. Apenas umas cinco barraquinhas. Soube que todos os feirantes tinham sido atingidos e não tinha condição de trabalhar. Além disso, com os problemas nas estradas .. nada chega por aqui.

A corrente de solidariedade na cidade e no estado são impressionantes. A Defesa Civil. Bombeiros, Polícia Militar, Clubes de Serviço, Vigilância Sanitária … todos ajudando… O Brasil tem um povo muito generoso. Como tenho recebido mensagens de várias amigos de diversos estados perguntando sobre doaçãoes, informo que vcs podem doar nos seus próprios estados mas o que está sendo necessário no momento e muito necessário mesmo – noticiado nos jornais e TV – são produtos de higiene pessoal: sabonete, pasta de dentes, escova de dentes, shampoo. Em gêneros alimentícios podem doar: achocolatados, macarrão, arroz, extrato de tomate.

Só para ilustrar, a cidade de Itajaí teve 70% de sua área submersa. Balneário Camboriú, Luis Alves, Pomerode, Brusque,Benedito Novo entre outras tantas cidades estão em estado de calamidade pública.

A luta continua e se puderem ajudar, o povo catarinense agradecerá de coração.

Um excelente dia pra todos!

Laura

OBS: Para informações sobre como ajudar, siga o link abaixo:
http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid283298,0.htm

Vamos ajudar pessoal! Mesmo que seja com pouco, qualquer ajuda é ajuda! Esta tragédia poderia ter acontecido com qualquer um de nós.

Marco.



Comente usando o Facebook!

Deixe uma resposta