Depois de anos de “cabeça-durismo”, Cisco abrirá o EIGRP

Ninguém mais duvida que o EIGRP é superior a muitos outros protocolos de roteamento. É mais rápido, mais escalável e mais resiliente. O problema é (era) que este excelente protocolo de roteamento era proprietário – o que significa que apenas equipamentos Cisco eram capazes de utilizá-lo.

Eis que a Cisco anunciou no último evento Cisco Live ocorrido em Londres, que abrirá o protocolo. O que significa isso? Que ele deixará de ser proprietário para tornar-se um padrão de mercado (assim como o OSPF e o RIP, por exemplo). O “O” do OSPF, inclusive, vem de “Open”, que ilustra que este é um protocolo aberto. Será que o EIGRP será rebatizado para OEIGRP 🙂 ?

Enfim, esta notícia é motivo de comemoração, sim. O EIGRP é mesmo sensacional. Quem ganha é a comunidade!

Abaixo, o vídeo com o anúncio oficial (em Inglês).

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Agora sim!! Configurando bem, realmente o EIGRP é bem estável.. não gera tantos problemas bizarros que nem o OSPF.
    Excelente noticia!

  2. e é mais rápido para convergir. Ótimo notícia.

  3. aleluia

  4. Que notícia bombástica essa da CISCO, mas pelo menos foi uma excelente notícia!!

  5. Ótima notícia.
    Quem sabe o EIGRP agora possa ser utilizado em redes maiores, tais como backbones de operadoras, já que hoje a própria Cisco recomenda OSPF ou IS-IS, como protocolos IGP.
    Acredito muito que os vendors deixem de usar protocolos nativos, pois perdem mercado com isso, devido a necessidade dos clientes de terem redes multi-vendors.
    Só acredito que algumas características do EIGRP, tais como Stub, Balanceamento com Variance, etc…não sejam herdadas pelo protocolo padrão….vamos aguardar.

    Abs,

  6. Provavelmente a tendência dos fabricantes de redes com a adaptação para Software Defined Networking (SDN), tenha uma grande parcela para essa decisão.

  7. Na minha opinião, o EIGRP só é superior ao RIP e o próprio IGRP. Ele é um ótimo protocolo para redes “pequenas”. Acredito que somente essa comunidade vai se beneficiar. Não vejo muitas mudanças caso empresas como a Juniper ou a Brocade incluírem nos seus equipamentos, já que normalmente são usados em Datacenter e Backbones de Service Providers. Acredito que a 3HC que vai se benefiar com isso já que vende bastante equipamentos de baixo porte como os MSRs.

  8. EIGRP será uma ótima alternativa para redes de até meio porte, porém para redes de grande porte creio que o OSPF ainda será a opção mais viável, ja que o EIGRP se torna difícil de controlar em ambientes muito grandes.

Deixe um comentário