Rangél

Respostas no Fórum

Visualizando 18 posts - 1 até 18 (de 18 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Vlan com Catalyst 2960 e 3com 4200 #63702
    Rangél
    Participante

    Marcos, mais uma vez obrigado.
    Eu entendi sim a explicação. É isso que eu faço em switches Cisco. O que acontece é que nos switches antigos da 3Com não encontrei como fazer essa configuração. O modelo 3300 é configurado via WebBrowser e a configuração de VLAN nas portas é com uma caixa drop-down onde só é possível selecionar uma opção. No 4200 é por comandos, mas através de menus onde se seleciona o que vai configurar. Neste não vi como adicionar uma mesma porta como tagged e untagged em VLANs diferentes.

    em resposta a: Vlan com Catalyst 2960 e 3com 4200 #63700
    Rangél
    Participante

    Manuel e Marcos muito obrigado pelas respostas.

    Dei uma boa estudada nos manuais da 3Com e nos switches em questão e confirmei o que o Manuel falou. Essa série antiga da 3Com (3300 e 4200) não tem recurso para associar duas VLANs na mesma porta criando uma porta híbrida. Só nas séries seguintes que há o comando port link-type hybrid. E nas mais atuais me parece que eles (3Com), a exemplo de outros fabricantes que conheço (Cisco, Extreme), até criaram uma programação de VLAN de voz nos switches.

    No meu caso pensei em fazer uma gambi assim: programar as portas de switches onde estão conectados telefones IP como tagged (trunk) e nos telefones configurar uma VLAN de voz (do telefone) e uma VLAN na porta PC do telefone para o micro. No caso, cada telefone funcionaria como um switch cascateado. Não sei se alguém já trabalhou assim.

    Acho que daria certo a configuração, mas não tive como testar. Os telefones que existem no local em que esta rede está (Grandstream BT-200), suportam só uma VLAN para o telefone, não achei maneira de configurar uma VLAN para porta PC como já vi em outros telefones IP (Cisco, Yealink, etc).

    em resposta a: Vlan com Catalyst 2960 e 3com 4200 #63697
    Rangél
    Participante

    Esse tópico já é antigo, mas vou aproveitá-lo pois estou com um problema em um ambiente parecido.
    Tenho uma rede com switches Cisco 2960 e 3Com SuperStackII 3300 e 4200, com core Cisco 3750.
    Preciso segmentar esta rede em VLANs para dados e voz, pois na empresa em questão existe um PABX IP.
    Nas portas dos switches são ligados telefones IP com duas portas switch e aos telefones IP são conectados os micros da rede (estações de trabalho).
    No caso, as portas dos switches precisam se comportar de maneira híbrida, ou seja, elas serão tipo um “trunk” para o telefone IP e “access” para os micros.
    Para fazer esta configuração nos switches Cisco, não vejo problema, pois como já vi em outros tópicos, vou programar as portas como “access” para vlan x e como “voice” na vlan y.

    Agora quanto aos 3Com que o bicho tá pegando. Só encontrei configuração de porta “tagged” (idêntica à trunk do Cisco) e “untagged” (idêntica à access do Cisco). Não encontrei nenhuma configuração para deixar as portas tagged para a vlan de voz e untagged para vlan de dados.
    Alguém já passou por situação semelhante e sabe como configurar os switches 3Com nesta situação?

    Grato.

    em resposta a: Wireless Roaming #78926
    Rangél
    Participante

    Os colegas já falaram tudo que precisa. Mas tem um detalhe: Por que você precisa que os usuários não percam a conexão quando mudarem de uma célula para outra? Você vai usar VoIP?
    Se a aplicação móvel que você for usar requerer apenas conexão de dados é só seguir o que o pessoal falou e está OK. Mas se for para voz, é possível que quando o usuário mude de uma célula para outra ocorra interrupção da voz (picote) e até mesmo a perda da chamada. Para aplicações de voz é extremamente recomendável que os APs sejam conectados (logicamente) através de um controller (que custa bastante $$$$) para que o roaming funcione perfeitamente. Neste caso, ao invés dos Linksys, é melhor pensar em algo mais profissional da linha Cisco (que funcionam stand alone ou com controller).

    em resposta a: Telebras #78191
    Rangél
    Participante

    O plano de Internet do governo já começa obsoleto, pois prevê que os acessos tenham velocidade entre 512 e 784 kbps. Enquanto que outros países discutem ou já testam chegar com fibras ópticas até a casa dos assinantes com velocidades de 100 Mbps, pelo menos.
    Também concordo que este plano é eleitoreiro e para aumentar o desvio de dinheiro!

    Rangél
    Participante

    Olá Furyann,

    Eu entendo que a montagem que você fez no Packet Tracer está incorreta. Acredito que seu instrutor queira que a interligação de um roteador ao outro seja feita através de interfaces seriais e não com portas FastEthernet.
    Você precisa “instalar” nos roteadores do Packet Tracer as portas seriais (na aba Physical selecione uma placa como WIC-2T e depois arraste a mesma para um slot vazio no roteador).
    Em uma das portas FastEthernet de cada roteador você deverá configurar o endereço IP da rede LAN correspondente (que será o endereço de gateway dos hosts da rede).

    No arquivo anexo está o show running-config do Router0 com duas interfaces seriais e uma FastEthernet configuradas com os endereços IP mencionados em seu arquivo.

    Agora, depois que estiver tudo montado, o que o execício pede para fazer? É só configurar os IPs?

    Rangél
    Participante

    Sílvio, não tive o objetivo de questionar a distância do ponto de vista das normas, nem o que já foi mencionado. Apenas quís esclarecer e acrescentar a informação de que do ponto de vista do funcionamento de uma linha telefônica, considera-se todo o percurso de fio para instalação e não apenas um trecho.

    Já faz tempo que estudei as normas de cabeamento estruturado e já não lembro mais das distâncias para voz (se é que cheguei a ver isso!!!). No entanto, se parar pra pensar que um ponto de cabeamento estruturado deve poder ser usado ou pra voz ou pra dados, então nenhum ponto poderia ter cabo com mais de 90 metros. Pelo que me lembro (se não estou enganado) a especificação da norma é que o cabo do rack até a tomada pode ter até 90 metros e, considerando os cabos de manobra, pode-se chegar até 100 metros de cabo/distância.

    Voltando a questão inicial do Dragon, acho que o caso dele depende se ele fez um ponto em um sistema de cabeamento estruturado ou se ele simplesmente usou cabo UTP ao invés de cabo telefônico para instalar uma linha. (Você pode usar UTP para várias coisas, mas nem tudo que se faz com UTP é considerado cabeamento estruturado).

    Rangél
    Participante

    Os 100 metros que você fala são relativos. Se são 100 metros a partir do DG, do DG para trás tem mais quantos metros até a central telefônica? Você não pode considerar só trecho do cabeamento no seu cálculo, tem que considerar a distância desde a placa da central até o telefone!
    O tipo de cabo utilizado antes também influencia. No trecho de 100 metros você usou UTP, mas antes disso pode existir cabo telefônico comum mais fino com mais perdas. A distância que uma linha telefônica analógica pode ser instalada depende diretamente do cabo utilizado.
    Mas isso tudo é só pra ilustrar o que se leva em conta para uma linha telefônica. Uma linha pública de 48 Volts de uma central pública boa (Alcatel, Ericsson, Siemens, NEC, etc.) pode funcionar até 10 km com qualidade satisfatória.

    em resposta a: Cursos Online para as especializações CCNA #76729
    Rangél
    Participante

    CCNA Voice!

    em resposta a: Alguém mora em Floripa? [+Possível Emprego] #75885
    Rangél
    Participante

    E aí pessoal?

    Nasci e me criei em Floripa. Hoje trabalho em Floripa, mas moro na cidade vizinha, São José.
    Se você quer saber o custo dos aluguéis, surigo verificar os anúncios em sites de imobiliárias e verificar que tipo de imóvel você deseja. Um exemplo de imobiliária bem conhecida aqui é a Brognoli (o site é só acrescentar o www. antes do nome e o .com.br depois).
    Se você quiser morar perto do Centro, os bairros próximos na ilha são: Agrônomica, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, João Paulo (fora estes há outros mais afastados do Centro, mas dentro da ilha). No continente, próximos ao Centro estão: Estreito, Coqueiros, Abraão, Capoeiras, Jardim Atlântico. Em São José, os mais próximos do Centro de Floripa são: Campinas, Kobrasol, Praia Comprida, Barreiros. Existem outros bairros mais afastados em São José e ainda se pode optar por morar nos outros municípios da região, os mais próximos são Palhoça e Biguaçu.

    Florianópolis é uma cidade pequena com cerca de 400.000 habitantes, onde a maior parte das atividades se concentra no comércio, prestação de serviços e turismo. O atividade industrial é quase inexistente, sendo mais concentrada nas cidades vizinhas e normalmente com base em pequenas e médias empresas.
    Há alguns anos a cidade tenta se expandir se tornando um pólo de indústria tecnológica, principalmente de software. Mas a maioria das empresas nesta área é pequena. Porém há algumas exceções, por exemplo, na área de software, já tivemos na cidade uma filial da EDS (fechada depois que a HP comprou a empresa) e temos uma filial da Politec. E na área de equipamentos existem a Dígitro, a Reivax, a Intelbras (sediada em São José), que são empresas que atuam em âmbito nacional.
    A cidade carece de muita infra-estrutura, principalmente nos transportes e malha viária e oferece poucas opções culturais.
    Na área de educação também temos poucas opções. Por exemplo, certificações Cisco aqui só existem cursos preparatórios para o CCNA.
    Quanto ao custo de vida, certamente é mais baixo que em São Paulo e maior que em cidades do interior e do nordeste.

    Fora isso, o que posso dizer é que o mercado de trabalho aqui também não é muito bom. Tem técnico de nível médio ganhando R$ 900,00 e engenheiro ganhando menos de R$ 2k. Normalmente as empresas daqui, por serem pequenas e prestarem serviços a outras empresas (as vezes também pequenas) exigem uma formação alta, mas valorizam pouco os profissionais.

    Dragon, se você encontrou uma oportunidade em Floripa para seu perfil que paga 3k, acho que você deveria pensar se em SP você não encontra um sálario melhor para executar a mesma função. Adoro Floripa, mas não acho que alguma empresa aqui possa pagar melhor que em SP.

    É isso!!! Boa sorte.

    em resposta a: Passei no CCNA! #50713
    Rangél
    Participante

    Caros colegas,

    Passei na prova 640-801 no último dia 08/12/09 com score de 945.

    Eu fiz o Netacad no SENAC TI em Florianópolis até março de 2009.
    Depois fiquei uns dois meses sem estudar.
    Comecei novamente os estudos lá por maio. A ideia era fazer a prova até julho.
    Nesta época comecei a estudar junto com um amigo que também fez curso comigo. O que fiz foi rever o material do Netacad, ler algumas partes do livro Redes Robustas de Gary A. Donahue e tentar resolver as questões do Testking traduzido com 359 questões que tem num dos HDs do blog.
    No caso deste Testking, eu o dividi em partes de +/- 56 questões, como se fosse uma prova simulada e atribuí uma pontuação para cada questão (02 pontos p/ uma ou duas respostas, 03 para três alternativas ou 04 para quatro altern.). No fim eu verificava qual a porcentagem de acerto e discutia com meu amigo as questões que cada um errou em cada parte.
    Como era necessário um código da Cisco para contratar a prova 640-801 com a Vue, e este código não havia sido divulgado, acabei não fazendo a prova até julho. Fiquei esperando que o código fosse divulgado a partir de agosto (como prometia a Cisco).

    Acabei tendo uns problemas pessoais e suspendi meus estudos, só retornando à batalha em outubro.
    Consegui o código da Cisco para a prova e marquei junto com meu amigo, com o qual voltei a estudar.
    Comprei o livro CCNA 4.1 do Marco e usei como material de apoio, só deixando de lado a parte de wireless e IPv6.
    Voltei a fazer simulações com o Testking traduzido e também com as versões em inglês, que apresentam outras questões, além de também usar o Pass4sure e estudar as anotações de toda a matéria que fiz durante o preparatório no SENAC.
    Para prática fiz alguns LABs no Packet Tracer. Para o LAB que é apresentado na prova do CCNA, a prática com ele é o suficiente.

    Na minha prova boa parte das questões eram idênticas ou parecidas com os Testkings. E o LAB foi uma rede com 03 routers rodando RIP, onde havia um problema de configuração do protocolo de roteamento.
    Das 49 questões apresentadas, duas eram sobre ISDN, algumas sobre conceitos de SW e protocolos, uma parte com análise de diagramas e leituras de comandos como show e debug, e a grande maioria requiria cálculos de endereçamento.

    Como muita gente já falou em vários lugares, um dos segredos para ir bem na prova é ler atentamente as questões e responder somente o que é perguntado. Por exemplo, em uma das questões que respondi perguntava como configurar NAT nas interfaces de um router. A resposta era “ip nat inside” e “ip nat outside”. Mas nas alternativas para escolha havia o comando completo de configuração da NAT, que induzia a pessoa a optar por esta escolha. Só que não era perguntado como programar a NAT e sim, como configurá-la nas interfaces.

    Por último, para quem ainda vai fazer a prova, como muitos já recomendaram, não decorem Testkings ou questões do Pass4sure. O conhecimento lhes fará falta depois na vida profissional. Usem os Testkings como maneira de se habituarem com os tipos de questões e como maneira de autoavaliação. Foi o que eu fiz.

    Um abraço a todos.

    em resposta a: Livro CCNA 4.0 por R$59,90 em 5x sem juros no Submarino #57906
    Rangél
    Participante

    O Submarino baixo o CCNA 4.1 hoje, 20/10/2009, para R$ 39,90:
    http://www.submarino.com.br/produto/1/21412964/ccna+4.1:+guia+completo+de+estudo

    E o frete continua baixo (para Florianópolis-SC, ficou em R$ 3,50).

    em resposta a: Ta em promoção o livro na tempo real- CCNA 4.1 a R$49,90 #72804
    Rangél
    Participante

    No Submarino o livro CCNA 4.1 baixou hoje, 20/10/2009, para R$ 39,90… e o valor do frete deles é muitas vezes melhor que na Tempo Real. Para Florianópolis-SC (meu caso) o frete ficou em R$ 3,50.

    em resposta a: Livro CCNA 4.0 por R$59,90 em 5x sem juros no Submarino #57904
    Rangél
    Participante

    O problema da Tempo Real é o frete… no meu caso, que estou em Floripa, ficou em R$ 24,00…
    No Submarino o frete pra cá tá R$ 3,50… No fim das contas o Submarino está com uma condição melhor.

    em resposta a: NetRiders – Comentários de quem fez a prova #68714
    Rangél
    Participante

    Parabéns Aldrin!!!

    Muito sucesso em sua carreira.

    em resposta a: NetRiders – Comentários de quem fez a prova #68624
    Rangél
    Participante

    Parabéns Aldrin!!!

    Vamos torcer por você! Represente bem nosso Brasil na 3ª fase.

    Um grande abraço. 😎

    em resposta a: NetRiders – Comentários de quem fez a prova #68600
    Rangél
    Participante

    Rapaziada, fiz a prova teórica da segunda fase na tranquilidade. Mas quando chegou a prática com o relóginho contando o tempo já quando abria o Packet Trace e antes mesmo de ler as instruções, bateu aquela tensão.
    Demorei para começar a resolver os problemas copiando os sh run dos equipamentos. Isso me custou caro, porque somando o fato de eu não mexer no PT já há alguns meses e consequente demora em fazer alguns procedimentos, fez com que eu não conseguisse terminar as 05 tarefas.
    Mas tudo bem, foi bom ter feito, tirando os fiasco da Cisco.
    Incrementando o que já foi postado pelo Aldrin, seguem as questões bizarras da minha prova.
    😎

    em resposta a: NetRiders – Comentários de quem fez a prova #68539
    Rangél
    Participante

    E aí pessoal… não sou muito ativo por aqui, mas também frequento o blog.
    Também passei para segunda fase do NetRiders… então somos três!
    Parabéns a todos.

Visualizando 18 posts - 1 até 18 (de 18 do total)